Pular para o conteúdo principal

3,2,1 …. Gravando Vídeo Entrevista e agora?!

Hoje os processos seletivos estão se reinventando ou melhor desenhando formas diferentes para avaliação. E muito provavelmente, você já tenha se deparado com a temida vídeo entrevista…
Além do leve desespero e/ou susto inicial, vem sempre aquela pergunta:
– O que posso fazer para ter uma vídeo arrasadora? O que eles esperam… Como posso fazer? Será que ficou bom, acho que é melhor regravar?
natalie-portman-black-swan-crying
Calma, os seus problemas acabaram (ou pelo menos tentaremos diminuir, ok) ! Vem conferir algumas dicas e cuidados que você deve ter ao gravar:

Áudio

vídeo entrevista
Sim… os recrutadores querem e precisam te ouvir em alto e bom tom, a SUA VOZ (tá, não precisa ser alto mas em um volume suficiente para te ouvir bem) rsrs. Nada de voz de mafioso ou proteção de vítima do Linha Direta, sim às vezes o áudio fica configurado dessa forma. Ah e o famoso sussurrando com medo dos pais chegarem.
Sua voz é linda, deixe as pessoas conhecerem, no caso, os recrutadores!

Ambiente

Huum, ambiente porquê?!
dog
Pode parecer que não, mas conta muito!
Não precisa ser num escritório mega sofisticado, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.
Dê uma olhadinha no que montamos:
– Iluminação: Queremos te VER e um ambiente muito escuro ou com a luz saturada pode te prejudicar, pois não nos deixa te conhecer (e esse é o principal objetivo da vídeo) então, MOSTRE-SE de forma clara e clean.
– Lugar: Dependendo do quão formal é a empresa não dá para fazer a vídeo entrevista sentado na cama descalço, ou no intervalo da faculdade com muito ruído, ou em casa com os pais entrando na hora da gravação da resposta… Isso atrapalha a todos, vocês na elaboração das respostas e nós na avaliação. Por isso tome cuidado na escolha do local!

Conteúdo das respostas

angry-person
É normal o nervosismo bater à porta e dar aquele branco ou escorregada na resposta, mas cuidado. Nessas horas o ideal é respirar e retomar de onde parou. Procure ser objetivo, racional (trazendo início, meio e fim) e coerente.
Nada de tentar encher linguiça… na faculdade talvez ajude, mas em uma avaliação não! E nada de pular etapas para tentar ser rápido, traga a resolução de forma completa. Queremos entender o que aconteceu e resposta completa.
Outro ponto de suma importância é saber a maneira correta que se pronuncia o nome da empresa que você está participando do processo. Imagina alguém falando com você com o seu nome da forma errada…
BEMMMMM, em suma queremos te apenas de conhecer e saber um pouquinho mais da pessoa que é. Então não a nada a temer mesmo que o friozinho na barriga apareça (e olha a galera que vai assistir nem vai perceber) e ARRASA!
– Esse texto foi escrito por Michele Cheilan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...