Pular para o conteúdo principal

LinkedIn: Um auxilio profissional

A internet tem dado, cada vez mais, força para pessoas que, com certo receio, desejam mudar de emprego/carreira.

Mas, como ela faz isso?
Mostrando exemplos de que sim, é possível obter sucesso em outras atividades e que, utilizando as ferramentas que ela oferece de forma correta, isso se torna ainda mais possível e eficiente. E umas das principais ferramentas oferecidas pela internet são as redes sociais.
Segundo Madalena Feliciano, Gestora de Carreira da Outliers Careers, uma das redes sociais que mais auxiliam o profissional nesse processo é o LinkedIn. “Esse é considerado como a maior rede social profissional do mundo. Suas principais funções são auxiliar no contato profissional, negócios em geral, buscar oportunidades de empregos, aumentar e manter o networking sempre atualizado, oferecer uma oportunidade para o seu currículo estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana, etc.”, resume a gestora.
Uma das profissionais que percebeu a importância que o LinkedIn poderia ter em sua carreira – e que procurou o auxílio da Outliers Careers para tornar essa mudança ainda mais efetiva – foi a farmacêutica Renata dos Santos Amaral, paulistana de 39 anos que trabalhou durante 11 anos em uma indústria farmacêutica nacional de grande porte e que, de forma voluntária, decidiu deixar o seu cargo a algum tempo.
Renata já possuía uma conta no LinkedIn desde 2009, porém, as informações disponíveis em seu perfil eram enxutas, sem muitas explanações sobre as atividades desenvolvidas nas empresas em que trabalhou. O perfil era praticamente um currículo resumido.
Ao sair da empresa a qual trabalhou durante mais de 10 anos, a farmacêutica decidiu buscar novos desafios, e, para passar por esse momento com um bom auxílio profissional, ela contratou a Outliers Careers, uma empresa de gestão de carreira e coaching, pra que ela pudesse continuar se desenvolvendo, mesmo estando fora do mercado, e dando andamento ao seu plano de carreira.
“Um dos trabalhos oferecidos pela empresa é a checagem de como o futuro candidato está inserido na mídia e o quão conhecido/popular ele é – e o LinkedIn é um grande ajudante nesse processo. A rede apresenta indicadores que mostram quantas pessoas visitaram meu perfil, qual o grau de relação que eu tenho com essas pessoas, qual a relação percentual de visitação entre uma semana e outra e ainda mostra um gráfico para corroborar as informações. Há outros benefícios na conta Premium, mas a básica oferece todo o mencionado acima”, comenta a profissional.
Como Renata já conhecia a rede, ela achou que seu perfil estava em boas condições, que apenas precisavam de alguns ajustes – e então Gasparetto provou o contrário. “Foi extremamente inesperada a quantidade de sugestões de alterações no meu perfil observadas pelo João Vitor. Foi como uma grande lista de ‘tarefa de casa’. Comecei a entender a importância do LinkedIn quando ele me disse ‘Renata, essa ferramenta tem muito poder e as pessoas a subestimam. Ali você pode ter contatos profissionais, participar de debates, mostrar do que você é capaz e seu diferencial’”, relembra.
Após receber as orientações, Renata fez as mudanças sugeridas pelo profissional. “Hoje é possível ver todo meu histórico profissional, minha evolução dentro de cada empresa, meu papel dentro da organização, o que me destaca, quais meus pontos fortes, quais ferramentas conheço, cursos que já fiz, quais mba’s, quais línguas que possuo domínio, enfim, todos os passos da minha carreira até a data de hoje”, diz.
Além disso, a profissional também tornou-se mais ativa em grupos e debates e solicitou recomendações de ex-colegas de trabalho. “Saber o que um ex-colega pensa do seu trabalho, ver que vários deles atestaram muito daquilo que construí ao longo dos anos e ‘assinaram em baixo’ foi muito edificador. A cada recomendação recebida, mais empolgada e agradecida eu ficava”, reconhece.
Toda essa reestruturação teve o auxílio da Outliers Careers. Em menos de um mês, os resultados são impressionantes: 63 recomendações; 407 indicações de competências em atividades diversas; aumento de 308 para 470 conexões; sua colocação de perfis visualizados em comparação com suas conexões era em torno de 150º e atualmente está em 27º. Durante esse pequeno espaço de tempo, a profissional já conseguiu agendar duas entrevistas para emprego de nível executivo.
“Com tudo isso, é possível concluir o quão importante é essa rede, principalmente para quem busca uma recolocação no mercado. Além disso, percebo como é gratificante passar por esse processo com o apoio de um profissional qualificado, que realmente entende os pontos a serem corrigidos e melhorados, como foi o auxílio prestado pela Outliers Careers. Estou muito satisfeita com o resultado – e esse é só o começo”, conclui Renata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me