Pular para o conteúdo principal

As quatro personalidades e como lidar com cada uma

Algumas perguntas referentes a esse assunto são frequentes como: Como é que o cérebro funciona? Por que tomo as atitudes que eu tomo? Por que temos falhas enormes na comunicação?

A sua preferência cerebral está relacionada as quatro personalidades básicas, estudo realizado por Ned Herrmann todos possuímos as quatro mas geralmente temos duas que predominam, regem as suas atitudes, assim foi organizado um teste que ao final define qual é a sua personalidade dominante, Golfinho, Tubarão, Águia e Lobo. Para uma melhor compreensão de si mesmo, autoconhecimento, com relação a seus pontos fortes e seus pontos de melhoria a Master Coach e gestora de carreira Madalena Feliciano mostra como tirarmos o melhor de cada personalidade, com você mesmo, com sua família e até mesmo no seu ambiente de trabalho.

Antes de começarmos é importante ressaltar que, não existe um perfil ideal, mas existe a possibilidade de explorá-lo e conhecê-lo, esse análise também tem uma importância significativa para você, líder, colocar seus funcionários em posições que eles possam dar o seu melhor, e  também pode ajudar você a desenvolver mais empatia para com os outros. “Mudou a minha vida e meu entendimento sobre os outros” diz a coach.

É interessante que se faça essa análise comportamental regularmente, pelo menos de 6 em 6 meses, pelo fato de que podemos melhorar os aspectos que identificamos como pontos a serem desenvolvidos, lembrando que essa mudança pode ser algo muito bom.

Então vamos começar:

Águia- Geralmente é uma pessoa idealizadora, faz as coisas de forma diferente. O que move essas pessoas são criatividade e liberdade, é um perfil que inspira, que tem muitas ideias. Os águias são criativos, intuitivos, tem os pensamentos mais voltados para o futuro, geralmente são distraídos, curiosos, informais, casuais e flexíveis. Os pontos fortes do águia são, foco no futuro, descontração, diferenças, fantasias, pensamento macro, busca inovação, tudo que é novo para o águia gera muito interesse, antecipa os acontecimentos, traz inovação no ambiente em que estão inseridos. Liberdade de expressão é o que motiva, colocar muita regra para um águia gera desmotivação, com essas atitudes o águia não conseguirá dar seu melhor. Os pontos de melhoria do águia, falta de atenção no ‘aqui e agora’, rebeldia, teimosia e defesa extrema do novo pelo novo.

Lobo- É um perfil mais organizador, busca mais conhecimento, pontual, normalmente conservador, metódico, previsível, com eles as coisas tendem sempre a sair de forma correta por conta do planejamento minucioso. Os pontos fortes de um lobo são, regras, normas, sistemas, métodos e procedimentos, um lobo é leal e tem muita responsabilidade, são perfeccionistas. Os motivadores dos lobos são as certezas, compreensão exata das regras e dos métodos, para eles tem que haver uma explicação bem detalhada de como ele deve fazer suas tarefas, eles evitam se colocar em situações de riscos ou erros, fazem o máximo para evitar. Tudo o que ele começa, ele termina. Seus pontos de melhoria se dão por dificuldades a se adaptar á mudanças radicais, aversão a riscos, a falta de produtividade sem uma organização prévia.

Golfinho- São extremamente sensíveis, amáveis, amam relacionamentos, gostam de harmonia, delega autoridade, e priorizam sempre a felicidade geral. Seus pontos fortes são a participação, tradição, diversão, mantém comunicação harmoniosa e aberta, um ponto muito forte no meio profissional. O que mais motiva um golfinho é a segurança, aceitação social, gostam de construir um consenso, gostam de reconhecimento, supervisão compreensiva, ambiente harmônico e preferem trabalhos em grupo. Seus pontos de melhoria são o fato deles esconderem conflito, felicidade acima dos resultados, manipuladores através dos sentimentos, pessoas carentes.

Tubarão- São ativadores, gostam de fazer as coisas rápido, seus principais motivadores são o foco e principalmente a ação, tem um senso de urgência, iniciativa, são impulsivos, rápidos, práticos, vencem desafios, tem um foco no futuro e não gostam de delegar autoridade. Os tubarões tendem a fazer as coisas do jeito deles. Seus pontos fortes são que eles fazem acontecer, para com a burocracia (que ao mesmo tempo pode ser bom ou ruim), são pessoas de fácil motivação e fazem as coisas de modo mais fácil. Seus pontos de melhoria são o fato de não pensam muito, eles agem antes de pensar (também pode ser bom ou não), fazem as coisas muito do jeito deles, não gostam de repetir tarefas, pessoas socialmente mais difíceis, inquietude e ansiedade.

Através dessa análise de perfis você pode, por meio de compreensão de sua parte, compreender como o outro funciona, facilitando os relacionamentos profissionais e familiares, tendo resultados muito positivos para sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...