Pular para o conteúdo principal

Conheça as atitudes que tem o poder de te desclassificar na hora da contratação

 A ansiedade é uma condição que muitas pessoas se encontram diariamente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo.

Brigas na família, problemas de relacionamento, momentos de tensão como dias de provas importantes ou problemas no trabalho, são alguns dos exemplos que podem levar as pessoas a se sentirem mais ansiosas.

Com relação ao trabalho, a ansiedade pode acontecer de diferentes formas. Uma delas, é na hora de fazer uma entrevista de emprego. Ser entrevistado pode ser um dia de muita tensão quando as pessoas não se sentem bem preparadas.

O que fazer? O que não fazer? Na hora da reunião, até um chacoalhar de perna pode ser crucial na decisão da contratação.

Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreira e especialista em recolocação profissional, “É comum as pessoas ficarem nervosas e ansiosas na entrevista de emprego.

Por isso, na hora de se preparar, também é importante saber o que não se deve fazer para evitar o ‘não’”.

Para se planejar adequadamente e saber como se portar perante o entrevistador, Madalena Feliciano reuniu algumas dicas do que não fazer na hora da entrevista de emprego.

Não cite o seu currículo: O seu entrevistador certamente já olhou a sua ficha curricular. Por isso, não é necessário lê-la novamente para ele.

“Se você está sendo entrevistado, alguma de suas qualidades foram relevantes à vaga, qualidades essas que o responsável pela contratação já está ciente.

Na hora de falar sobre si mesmo, por exemplo, cite coisas novas ou complementares às que estão já inseridas no currículo”, explica Madalena.

Não chegue sem saber nada sobre a empresa: Conhecer o seu empregador é de vital importância para ser um bom funcionário. Os valores, a Missão e a Visão são elementos importantes também na hora de se apresentar.

Não se atrase: Quando delimitado um horário para a entrevista de emprego, se organize contra imprevistos. “Mostrar pontualidade é uma boa qualidade que se deve levar sempre.

Pontualidade, entretanto, também não significa chegar 1 hora adiantado, 20 minutos antes da entrevista é o ideal”, comenta a empresária.
Não minta no currículo: Parece óbvio, mas muitas pessoas mentem na hora de se apresentar pelo papel.

Colocar cursos extras, idiomas fluentes que não são, é uma atividade mentirosa e falsa. Além da vergonha de não saber fazer algo que você disse que sabia, o ‘não’ é certo. Ninguém contrataria uma pessoa que mentiu já no primeiro contato.

Na entrevista de emprego, é importante ser 100% sincero e honesto. Mostre as suas verdadeiras qualidades na sua melhor versão. Ser você mesmo garante uma boa probabilidade de contratação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...