Pular para o conteúdo principal

Tem mais de 60 anos? Call center pode ser uma opção

Com a expectativa de vida cada vez mais alta e o maior envelhecimento da população mundial, encontrar pessoas com mais de 60 anos que desejam permanecer ou retornar ao mercado de trabalho, é mais comum do que se imagina. Estudos mostram que os 70 anos da sociedade atual podem ser comparados aos 50 anos de algumas décadas atrás. Isso mostra como cada vez mais, pessoas com maior idade apresentam mais vigor e disposição.

De acordo com a coach de carreira Madalena Feliciano, é observado um quadro crescente de indivíduos que, após seus 60 anos de idade, buscam permanecer ou se reinserir no mercado de trabalho. “O número de pessoas com idade superior a 60 anos que não se sentem preparadas para deixar o mercado de trabalho ou ainda, que desejam retornar às suas atividades após um período de descanso, é cada vez maior. Esse é um fenômeno recente no Brasil e está diretamente relacionado às melhorias nas condições de saúde da população, que leva a uma maior expectativa de vida”, explica.

Segundo a especialista, essa realidade deve ser encarada como algo natural e até mesmo saudável. “É muito bom observar que as pessoas têm se conformado cada vez menos com uma ideia de vida sedentária e menos produtiva. Quando um indivíduo com idade superior a 60 anos decide arregaçar as mangas e encarar o mercado de trabalho, ele está demonstrando que não se conforma a posição passiva à qual a sociedade muitas vezes, quer impor”.

Madalena explica que tendo em vista esse novo perfil de trabalhador, muitos empresários estão entendendo as vantagens de contratar pessoas com idades mais avançadas e oferecem, cada vez mais, novas vagas e oportunidades de atuação a elas. “As empresas têm optado por esses profissionais para cargos e atividades que exigem mais responsabilidades, disponibilidade e pontualidade. As pessoas costumam chegar aos seus 60 anos com grandes experiências e capacidades profissionais. Além disso, os empregadores observaram que em geral, essas pessoas são excelentes para trabalhar com atendimento a clientes, pacientes, humildes e maduras em reconhecer seus erros e buscar por melhorias. Observaram também que pessoas com idade superior a 60 anos também são menos ansiosas do que os jovens e têm menos responsabilidades e preocupações externas, como com filhos e família - que, em geral, já são adultos independentes”, explica.

A coach de carreira afirma que não há limite de idade para estar em atuação no mercado de trabalho, o que existe é a capacidade e habilidade individual de cada pessoa. “É possível que alguém com mais de 60 anos, que seja reinserido no mercado de trabalho sinta algumas dificuldade, tendo em vista o contato com novas tecnologias e métodos até então desconhecidos. Além disso, o mercado atual exige certas habilidades digitais e linguísticas que, a princípio, podem fazer o indivíduo se sentir um pouco coagido. Mas é importante que ele não se abale. Afinal, se a empresa o contratou, significa que eles procuram exatamente a experiência e maturidade que essa pessoa oferece.” E acrescenta: “Sempre aconselho para aqueles que desejam retornar ao mercado, que identifique suas principais competências e busque um emprego e uma empresa que se alinhem a elas. Além disso, é muito importante destacar suas histórias mais enriquecedoras e pertinentes ao cargo, demonstrando boa postura e disponibilidade para se adaptar às mudanças e novidades”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me