Pular para o conteúdo principal

Sinais Que a Equipe Está Sobrecarregada

Pessoas sobrecarregadas não conseguem entregar resultados inovadores, se isso estiver acontecendo na sua empresa, identifique e resolva quanto antes!

De Acordo com a CEO Madalena Feliciano, quadros enxutos, concorrência e barganha por preço baixo. Impostos estratosféricos, crise política, competitividade e corte de custos. Apenas algumas das inúmeras consequências que a crise provoca nas empresas. E as equipes sentem, pois se tornam equipes sobrecarregadas.

A pressão pelas entregas em curto prazo ficou ainda mais visível, e investir na equipe e na parte humana do negócio, é sem dúvidas um grande diferencial. Criar um ambiente em que as pessoas deem seu melhor é imprescindível para as lideranças.

Para que as equipes entreguem o seu melhor, é importante estar sob comando de líderes que saibam conduzir pessoas dentro de uma jornada de sucesso. Uma das funções de um bom líder é saber identificar quando sua equipe está sobrecarregada e passam a entregar resultados ineficientes.

Entenda os sinais de uma equipe sobrecarregada

É importante ter em mente que esses são sinais que precisam ser avaliados a partir da realidade da sua empresa, dado que nem sempre será exclusivamente pela sobrecarga de trabalho.

Outras possibilidades também devem ser analisadas, como se há um processo ineficiente, uma desorganização interna ou simplesmente uma distração da pessoa responsável.


Atrasos e baixa produtividade da equipe

Uma das consequências da sobrecarga de trabalho é a queda da produtividade e entregas após o prazo estabelecido. Equipes que tem muitas coisas para fazer, acabam ficando muito estressadas e esgotadas, isso reduz a criatividade e produtividade de um time.

Quando se tem muito trabalho as equipes fazem um pouco de cada coisa sempre com a desculpa de que é “mais importante”, assim nada realmente se finaliza e estende ainda mais o prazo de entrega.


Atitudes negativas/pessimismo da equipe

Grandes cargas de trabalho causam grande estresse, o que diminui a qualidade das entregas e deixa toda a equipe sem motivação para realizar um bom trabalho. O ambiente pesado e negativo influencia as pessoas, que demonstram isso através de entregas de baixa qualidade.


Equipe que não trabalha junto

Diante da sobrecarga, as pessoas podem tentar repassar o trabalho excedente, mas como todos já se sentem sobrecarregados, ninguém se ajuda por não dar conta nem do próprio trabalho.

Uma equipe que trabalha em sintonia é essencial para uma empresa que quer entregar inovação e solucionar problemas, entretanto se estão estressadas com muito trabalho, não haverá espaço para criar vínculos.


Funcionários estressados e agressivos

Pessoas estressadas e agressivas não conseguem conviver em harmonia. Equipes assim terão conflitos e discussões que não levam a lugar algum e, como já vimos no tópico anterior, times precisam trabalhar em sintonia para gerar bons resultados.

A comunicação violenta fica ainda mais aparente em situações de sobrecarga e muito estresse, isso causa ruídos que despertam respostas agressivas ocasionando ainda mais conflito na empresa.

Falta de iniciativa, desmotivação

Uma equipe sobrecarregada não tem tempo hábil para pensar em formas de melhorar os processos de trabalho e da empresa, se sua equipe sempre foi muito inovadora e, de repente, começam deixaram de compartilhar conhecimento ou já não estão mais empolgados com novas tarefas, também podem ser sinais de sobrecarga de trabalho.


Soluções repetidas e pouco criativas

Um time saudável entrega resultados inovadores, criativos e solucionam grandes problemas. Criar ambientes em que exista espaço para reflexões, trocas, aprendizados e descontração é essencial se ter uma equipe inovadora. Mas isso só pode acontecer quando não há a sobrecarga de trabalho.


Reflexos no bem-estar mental e qualidade de vida

O bem-estar dos colaboradores é crucial para o andamento das atividades laborais, a sobrecarga de trabalho e o estresse podem gerar doenças, entre elas síndrome de burnout, transtorno de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras. Afirma Madalena Feliciano.

Indivíduos sobrecarregados e pressionados levam isso para a casa, que pode criar estresse na família e voltam para o escritório com toda essa carga, deixando um ambiente pesado e difícil de trabalhar.

Empresas visionárias têm times de alta performance e engajados para cumprir os objetivos.

Líder ágil é atento a cada integrante dos times, com uma postura de estimular a participação dos colaboradores e valorizar cada um deles, promovendo estratégias para sanar todos os sinais que levam a resultados ineficientes terá mais efetividade e melhores resultados.


Pratique o feedback de maneira estruturada

Há vários modelos de feedback no mercado. O feedback sanduíche, por exemplo, que sugere que o líder reforce os pontos positivos do colaborador antes de sugerir uma melhoria e conclua a conversa sempre com palavras de encorajamento.

Parece teoria, mas na prática, ajuda muito na comunicação, no relacionamento e afeta diretamente produtividade da equipe. Considere contratar uma consultoria para treinar os líderes para “Dar e Receber Feedback” de forma mais eficaz.


Exercite a comunicação estratégica

Em muitas empresas a estratégia está na cabeça dos executivos.

Em momentos desafiadores, é importante que o líder saiba comunicar para a sua equipe a direção e os próximos passos de forma transparente, assertiva e segura.


Promova o colaborativíssimo

Ouça mais o seu time e provoque debates. Muitas vezes a base tem respostas que podem ajudar significativamente o desenvolvimento dos negócios e das vendas. Estimule o trabalho em equipe.


Tire as pessoas da zona de conforto

Estimule o liderado a pensar fora da caixinha e encorajo-o com novos desafios.

Vale lembrar que é imprescindível conhecer o perfil comportamental dele.


Tenha empatia

Nem sempre é fácil compreender sentimentos alheios, reconhecer e aceitar as diferenças.

Para criar sintonia com o outro, devemos estar atentos para conseguir interpretar os seus sentimentos e perceber aquilo que não é dito. As pessoas emitem sinais sutis sobre aquilo que desejam.

De acordo com Madalena Feliciano, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e, muitas vezes, até o silêncio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me