Pular para o conteúdo principal

Você Está Cansado de Sofrer com Ansiedade? Saiba Como Lidar Com Esse Problema

“A ansiedade é um estado pelo qual muitos já passaram ou ainda passam. Muito além de somente aquele frio na barriga, a ansiedade em níveis mais altos, pode causar sérios problemas. Situações de risco e momentos de incertezas, são os principais ativos desse estado. A popularidade desse sentimento se dá, porque nós, humanos, tendemos a querer ter tudo sobre o nosso controle.” explica a especialista em desenvolvimento humano Madalena Feliciano.

Entretanto, não é bem assim. Com o passar do tempo se pode aprender que o futuro está fora do nosso controle e que, para vivermos bem, devemos nos adaptar às situações que surgem no decorrer da nossa vida. Mesmo que o nosso destino esteja nas nossas mãos, o futuro não está. A ansiedade surge em diversos momentos da nossa vida e estar ansioso pode derivar de vários motivos.

A ansiedade pode ser uma grande vilã no nosso cotidiano. Em níveis mais críticos, esse sentimento pode causar estresse, frequência cardíaca alta e até mesmo problemas respiratórios. Segundo Madalena Feliciano, também hipnoterapeuta, “A ansiedade pode ter vários níveis. Nos mais altos, o importante é buscar ajuda especializada. Para os mais leves, que sofrem de sudorese, dor de cabeça leve e às vezes dor de estômago, algumas atitudes podem ser tomadas para que a ansiedade seja diminuída.”

Madalena afirma que “Você deve reconhecer os seus momentos de ansiedade para que possa tratá-los. Identificar quando e os motivos de você estar apresentando os sintomas, pode ser a chave principal inicial para entender esse estado”. Diz. “Para evitar as crises, ou até mesmo enquanto elas ocorrem, é importante ser gentil consigo mesmo. Procure organizar sua rotina diariamente, não se exija tanto, invista no seu autoconhecimento, olhe para si mesmo e aprenda sua própria maneira de reagir e lidar com as coisas, busque entender seus pensamentos e sentimentos, aprenda a controlar sua respiração, desconfie de pensamentos negativos, isso pode te ajudar a se acalmar nesses momentos.” complementa Madalena Feliciano.

De acordo com Madalena a preocupação excessiva, o medo e a angústia, são sentimentos ruins que surgem apenas por não sabermos acreditar. Esses podem atrapalhar relacionamentos e dificultar o convívio. Por isso, é importante deixar para amanhã o que não se pode resolver hoje. Para lidar com as crises, Madalena dá uma dica que pode te ajudar: “Quando estiver ansioso, anote todos os seus problemas que te preocupam. No dia seguinte, resolva-os.”

Você verá que a maioria tampouco é um real problema, e, para os que forem, com a cabeça mais fria e calma, a solução certamente virá. Afinal, dos 10 problemas que você acredita que tem, 9 não são problemas e 1 você irá resolver, então mantenha-se tranquilo. Se sentir inútil, como se estivesse indo para um caminho desconhecido e incerto é comum na ansiedade. Por isso, é importante, não só para ser menos ansioso, como também para ter uma vida melhor em todos os aspectos, ter definido o seu propósito de vida.

Todos temos um objetivo que devemos cumprir aqui na Terra e, não estar alinhado com o seu, pode te prejudicar na vida profissional e pessoal. “Para ser uma pessoa mais tranquila, ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos todos os dias e estar sempre com uma garrafa de água às mãos, pode ser de grande ajuda no controle da ansiedade.” Finaliza Madalena Feliciano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me