Pular para o conteúdo principal

Matéria com Madalena Feliciano no G1! 

Retornar ao mercado após os 50 anos é possível.

Profissional deve estar atualizado e manter perfis ativos em redes sociais.
Especialista ressalta que candidato deve estar sempre disposto a aprender.

 

Conquistar uma vaga de emprego não é simples, e para os profissionais acima dos 50 anos pode ser ainda mais complicado. Mas, segundo Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, o mercado também precisa desses profissionais.

“Hoje uma pessoa de 50 anos pode ser considerada jovem. A expectativa de vida está cada vez maior e as pessoas estão mais ativas e ligadas no mundo, pois perceberam que mesmo após os 50 ainda têm muito tempo de vida para aproveitar e alcançar seus sonhos”, diz.

A especialista afirma que o profissional não pode ser seletivo, deve estar disposto a participar de entrevistas para empregos temporários ou até mesmo aqueles que não interessem muito. “Essas entrevistas servem para praticar as habilidades de entrevistado e melhorar pontos que incomodam”, explica.

“Considere as vantagens que você ganhou com a idade, como maturidade, responsabilidade, experiência, equilíbrio, uma perspectiva mais realista, e mostre isso para seus futuros empregadores”, afirma.

A especialista lembra que o profissional jamais deve mentir sobre sua idade – e que também deve cuidar da sua aparência. “Querendo ou não, nosso visual é o nosso cartão de visita – e, como já diz o ditado, não existe segunda chance para causar a primeira impressão. Boa aparência não se trata de beleza, e sim de saber se portar, com roupas certas para cada ocasião, cabelo arrumado, barba bem feita”, lembra Madalena.

"Tenha sempre em mente que idade é um estado de espírito, e que mesmo com cabelos brancos, seu talento e sua atitude positiva podem contar muito mais do que sua data de nascimento", diz a especialista.

Veja as dicas da especialista para quem tem mais de 50 e quer voltar ao mercado de trabalho:

- É preciso estar atualizado – e isso significa estar online.

- Utilize a internet a seu favor para aprender novas técnicas e estar sempre por dentro do que acontece na sua área.
- Ter perfis atualizados em redes como o Facebook, Linkedin e Twitter podem ajudar a retomar o contato com pessoas já conhecidas e aumentar ainda mais o networking.
- Mantenha o currículo revisado e arrumado - consulte um expert para ajudar se for necessário.
- Esteja disposto a participar de entrevistas para empregos temporários ou até mesmo aqueles que não interessem muito.
- Use a idade a seu favor: mostre que você tem muita experiência, e, ainda assim não se acomodou.
- Esteja sempre disposto a aprender e mostre que o empregador terá muitas vantagens ao lhe contratar – vantagens que vão além da experiência.

- Jamais minta a sua idade.

- Cuide sempre da sua aparência.


Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/11/retornar-ao-mercado-apos-os-50-anos-e-possivel-veja-dicas.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…