Pular para o conteúdo principal

Um aliado na construção da carreira

O Coaching como auxílio ao profissional que deseja alcançar cargos de liderança


O coaching vem cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas e empresas, e pode ser caracterizado como uma metodologia que busca atender as necessidades humanas de atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionado à conquista de objetivos, obtenção de resultados e melhoria de performance, podendo ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional. Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, a instituição utiliza essa metodologia como uma ferramenta transformadora em seus projetos, porque além de promover o autoconhecimento das pessoas, promove o crescimento constante em seus colaboradores.
O processo colabora para o desenvolvimento de competências e para alcançar objetivos - e, para muitas pessoas, se tornar um líder ou alcançar melhores cargos em uma empresa é a meta principal, o foco da carreira. De acordo com Madalena, o planejamento é fundamental para o sucesso na carreira e para que os objetivos traçados sejam alcançados com maior rapidez e qualidade. "Das várias formas de coaching existentes, o Executivo é o mais indicado nesse caso. Com um bom coach (profissional) ao lado, o cliente se torna mais confiante na hora de tomar decisões, agir rapidamente e ser flexível, características fundamentais para o sucesso profissional, especialmente em cargos de liderança", explica.

Além de potencializar as qualificações dos clientes, o coaching bem aplicado ajuda a conduzir o coachee (cliente) a identificar elementos que estão bloqueando a sua capacidade de alcançar as metas traçadas. "Esse é um processo altamente eficaz e que é adotado cada vez mais por empresas e até por executivos ou autônomos, que reconhecem sua dificuldade em ultrapassar obstáculos - que são diferentes em cada caso. Alguns não conseguem falar em público, outros não se sentem seguros tomando decisões importantes que envolvam outras pessoas, outros não sabem se estão prontos para serem líderes, e por aí vai", diz Madalena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…