Pular para o conteúdo principal

A mulher 2.0 e os seus desafios

A mulher 2.0 e os seus desafios
Coach de carreiras explica como é ser uma mulher moderna e como superar antigos obstáculos ainda impostos pela sociedade ao sexo feminino
Dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro. Não é mais novidade para ninguém que as mulheres ascenderam pessoal e profissionalmente, ocupando cargos que antes eram dominados pelo sexo masculino. O movimento feminista muito teve a ver com essas conquistas materiais, mas as mulheres realmente tem o reconhecimento que merecem?!

A coach de carreiras Madalena Feliciano, mãe de cinco filhos, empreendedora e diretora de duas empresas, a Outliers Careers e o Instituto Profissional de Coaching, diz que as mulheres ainda precisam lutar muito pelo que querem. “A desigualdade salarial ainda é presente no mercado. Mas uma pesquisa realizada pela economista Linda Babcock, diz que 57% dos homens negociam seus salários iniciais, enquanto apenas 7% das mulheres fazem isso. Mas porque não? Se você também é uma profissional e sabe o seu valor, precisa se impor. Então, eu acho que muito desses obstáculos ainda são impostos por nós mesmas”, diz.

Por isso, de acordo com a especialista, no âmbito profissional, para obter sucesso em uma profissão é preciso gostar do que faz, amar a função que exerce. “A maioria das mulheres de sucesso são apaixonadas pelo que fazem – e isso não é coincidência. Quando você não ama o que faz, é difícil manter-se motivado para progredir, inovar, se destacar no mercado de trabalho e exigir uma remuneração de acordo, porque você sabe o seu valor”, acrescenta.

Madalena sente na pele como é ser uma mulher de sucesso dedicada à carreira e, ainda assim, mãe de família – e, admite, nem sempre é fácil. “A chave para poder ter excelência nos dois lados da vida, é ter humildade para reconhecer a hora de pedir ajuda. Para focar na carreira, a mulher precisa sim do apoio familiar – pais, marido e até dos filhos. Nós, mulheres, temos o hábito de querer assumir o controle e fazer tudo. Mas isso não é bom para a nossa saúde física e mental.

É cada vez maior o número de mulheres que optam por não ter filhos ou por engravidarem apenas depois dos 30 ou 35 anos, quando já possuem uma carreira estável e/ou um relacionamento que lhes traga segurança. “A mulher precisa lembrar que não existe certo ou errado: é tudo uma questão de escolha. Se optar por não ter filhos, tudo bem; se optar por ter filhos, tudo bem também. É clichê, sim, mas a única coisa que importa é que ela se sinta feliz e satisfeita consigo mesma nos âmbitos pessoal e profissional”, exalta Madalena.

“Caso a mulher decida pode dedicar-se somente à maternidade por um tempo e depois retornar para a ‘vida social’ por meio de algum curso – como de idiomas, por exemplo, – para que possa conhecer pessoas novas e trocar experiências, ideias e tenha novos assuntos em mente, além da maternidade”, explica a coach.

Madalena conclui, dizendo que as barreiras estão sendo vencidas com o tempo, mas isso só acontece porque as mulheres estão “dando a cara à tapa”. “Nós estamos mostrando de forma prática que somos eficientes, responsáveis e não só boas profissionais, mas seres humanos que não tem mais escolhas limitadas e podem fazer o que bem entenderem. Só assim iremos nos destacar no trabalho e em casa, nos impondo e fazendo com que nossas vozes sejam ouvidas”, finaliza.

Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me