Quando o problema é pessoal
Você, profissional, já parou para pensar o quanto sua vida pessoal pode afetar a sua profissional?
Alguns profissionais, cansados de não desenvolver tarefas da maneira que esperavam e de se frustrar com os resultados, buscam a ajuda de um coach, no intuito de melhorar seu desempenho de carreira. Assim que o trabalho entre o profissional e o coach começa, esse pode descobrir que a raiz de seus problemas está muito além das quatro paredes de seu local de trabalho: está em sua vida particular.
Madalena Feliciano, empresária e CEO da empresa IPC (Instituto Profissional de Coaching), conta que a percepção de problemas pessoais afetando a vida profissional é mais comum do que se pensa. “A pessoa pede um trabalho com coach profissional e saí com a certeza de que precisa da ajuda de um pessoal, pois percebem que a vida particular tem afetado o desempenho em seu trabalho”. “Nós, coaches, sabemos que possíveis problemas no ambiente doméstico, podem afetar, e muito, a performance de um profissional. Uma pessoa que se desgasta em casa, em meio a brigas e estresse, já chega para trabalhar com suas energias por um fio”, conclui a master coach internacional.
O problema é mais embaixo
Madalena afirma que a estabilidade emocional do profissional é afetada, sim, por problemas pessoais e familiares. “Questões internas tem muita influência sob nosso comportamento. As vezes, há uma quebra de expectativa do profissional que não alcançou seus objetivos, outras há problemas dentro da casa que refletem negativamente no desempenho do profissional. Somos seres humanos, tudo está interligado: se há insegurança, esta reflete no profissional e pessoal. Assim acontece com a ansiedade, a tristeza, a alegria”.
Para a consultora executiva de carreira, o processo de coaching (profissional ou pessoal) ajuda a filtrar os problemas e a organizar sua vida, o que acarreta em satisfação profissional e, consequentemente, um renovo na autoestima e ânimo para ajeitar, também, sua vida pessoal.
Comentários
Postar um comentário