O diferencial de uma empresa são seus
funcionários. Se estão bem capacitados, prontos para atuar e fechar negócios,
desenvolvidos e alinhados com os objetivos da empresa, a chance de sucesso e
evolução no mercado é maior. “Com treinamento e dedicação, é possível otimizar
a performance do próprio profissional e da organização, caminhando em direção à
realização profissional”, explica Madalena Feliciano, master coach e CEO da
Outliers Careers e IPCoaching.
E, afinal, que características e
competências definem um bom profissional? Madalena elenca cinco pontos de
destaque para pensar nesse processo de desenvolvimento profissional.
1.
Inteligência Emocional: Competências como
o autocontrole e empatia correspondem a 60% do desempenho de líderes. Quando
existe o equilíbrio, podemos lidar melhor situações estressantes ou inesperadas,
e é nesse tipo de caso que um bom líder se destaca.
2.
Resiliência: A capacidade de resolver problemas, encontrar
soluções e se adaptar a mudanças é indispensável. É preciso autonomia,
pensamento crítico e autoestima positiva para compor a resiliência no ambiente
de trabalho.
3.
Dedicação: Ter uma capacitação contínua, desenvolver-se com
os outros membros da empresa para bom funcionamento e trabalhar de forma
integral com a estratégia estabelecida.
4.
Autoconhecimento: Fazer um mapeamento de habilidades garante que
cada membro trabalhe diretamente com suas competências e de maneira ideal,
obtendo e oferecendo sempre o melhor desempenho.
5.
Comunicação:
Quando há um objetivo claro e bem direcionado, ocorre o bom desempenho
gestacional. Quando cooperando com os outros fatores, leva à magnífica
organização e estrutura para que o profissional e a empresa tenham diferencial
no mercado.
Quando estamos bem preparados e
seguindo essas dicas, é possível se destacar independente de sua área ou
posição no mercado de trabalho. "Profissionais que sempre procuram se
capacitar são profissionais de sucesso", reforça Madalena.x
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