Pular para o conteúdo principal

O que se deve evitar para o crescimento da marca pessoal?


Autenticidade, personalidade e ser presente nas redes sociais ajudam no posicionamento da sua marca pessoal. Mas e o que não fazer? Estratégias erradas de posicionamento nas redes podem complicar todo o planejamento e tirar a credibilidade do profissional com seu público-alvo. Algumas tarefas devem ser evitadas para não ocasionar crises.



Madalena Feliciano, criadora do 1º MÉTODO IPC (Impacto Positivo Comportamental) e diretora da Outliers Careers, explica o que tanto grandes marcas quanto pessoas comuns devem evitar nas redes sociais, começando por uso de temas polêmicos, já que são prejudiciais a marca e podem gerar ruídos com o público. “Posicionamentos políticos, religiosos. Exceto se for intencional e fizer sentido com a marca. Cuidado com temas polêmicos e sensíveis para a sociedade. O profissional deve entender que tem muitos pontos sensíveis a determinados grupos e ainda aponta que é preferível evitar sua vida pessoal ao máximo: “exposição da vida privada é desnecessário: o que você bebe, quem você beija, pode não ser interessante postar”, complementa Madalena.

O trabalho de personal branding é importante para cativar público e algumas atitudes devem ser evitadas para não prejudicar a comunicação. Uma delas é evitar o chamado overposting. Essa prática consiste em publicar vários itens em um curto espaço de tempo. Isso é mal visto, já que o público-alvo não gosta de entrar nas redes sociais e ver várias postagens de uma só pessoa ou empresa. “Para estabelecer nossa marca pessoal não se deve misturar postagens, muita gente desconhece como postar, o que postar, tipos de assunto. A gente deve seguir um padrão nesse sentido”.

Outro ponto a ser evitado são as já conhecidas fake news, postar notícias falsas é péssimo para o sucesso de uma marca pessoal. É muito fácil desmentir informações, então tenha cuidado ao informar ou repassar informações que não sejam verdadeiras. Ser verdadeiro ajuda a criar uma imagem confiável. Madalena Feliciano, master coach, ainda comenta outra atitude que não é bem-vinda para criar uma marca pessoal, copiar conteúdos de outras fontes: “Mensagens robotizadas ou usar fórmulas prontas desumanizam a forma de contato”. O público pode perceber isso ao comparar com outros perfis do mesmo segmento e sua marca ser rotulada como irrelevante, sem novidades e desinteressante. Além de estar reproduzindo um material elaborado por outra pessoa, essa prática não atrai sua rede de contatos.

Por último, evite a polêmica pela polêmica. Trazer discussões sobre assuntos controversos pode tirar o foco da sua imagem e criar relações conflituosas com seu público, contribuindo a segregá-lo. Suas informações chegarão para diversas pessoas, com gostos diferentes, posicionamentos variados e ideias distintas. Então, entrar em debates só fará com que você crie conflitos. Seguindo esses passos, o profissional se livrará de muitos problemas e crises. Credibilidade e seriedade são essenciais para a relação com o público, é importante trazer isso não só na vida offline, mas também para o público virtual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...