O diferencial de uma empresa são seus funcionários. Se estão bem capacitados, prontos para atuar e fechar negócios, desenvolvidos e alinhados com os objetivos da empresa, a chance de sucesso e evolução no mercado é maior. “Com treinamento e dedicação, é possível otimizar a performance do próprio profissional e da organização, caminhando em direção à realização profissional”, explica Madalena Feliciano, master coach e CEO da Outliers Careers e IPCoaching.
E, afinal, que características e competências definem um bom profissional? Madalena elenca cinco pontos de destaque para pensar nesse processo de desenvolvimento profissional.
1. Inteligência Emocional: Competências como o autocontrole e empatia correspondem a 60% do desempenho de líderes. Quando existe o equilíbrio, podemos lidar melhor situações estressantes ou inesperadas, e é nesse tipo de caso que um bom líder se destaca.
2. Resiliência: A capacidade de resolver problemas, encontrar soluções e se adaptar a mudanças é indispensável. É preciso autonomia, pensamento crítico e autoestima positiva para compor a resiliência no ambiente de trabalho.
3. Dedicação: Ter uma capacitação contínua, desenvolver-se com os outros membros da empresa para bom funcionamento e trabalhar de forma integral com a estratégia estabelecida.
4. Autoconhecimento: Fazer um mapeamento de habilidades garante que cada membro trabalhe diretamente com suas competências e de maneira ideal, obtendo e oferecendo sempre o melhor desempenho.
5. Comunicação: Quando há um objetivo claro e bem direcionado, ocorre o bom desempenho gestacional. Quando cooperando com os outros fatores, leva à magnífica organização e estrutura para que o profissional e a empresa tenham diferencial no mercado.
Quando estamos bem preparados e seguindo essas dicas, é possível se destacar independente de sua área ou posição no mercado de trabalho. "Profissionais que sempre procuram se capacitar são profissionais de sucesso", reforça Madalena.x
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