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Em tempos de crise, como ser um bom profissional?

Em uma época em que o desemprego corre à solta, permanecer fixo em uma empresa pode ser um desafio

Em decorrência da pandemia do coronavírus, muitas fábricas tiveram de encerrar os seus serviços. Pela quantidade de impostos que foram aumentados após a tentativa de restabelecer a economia nacional, tivemos a triste notícia de que a empresa Ford, com fábricas aqui no Brasil, fechará os seus serviços no nosso país. Não sendo somente o fechamento da empresa em si o principal fator, com a ida para outro país dessas fábricas, mais de 5 mil funcionários foram mandados embora.

Após esse anúncio, outras empresas também manifestaram interesse em deixar o nosso solo, de modo que mais pessoas têm grande chance de serem demitidas. Com o desemprego à porta, surge a necessidade de se manter firme no mercado de trabalho. Mas como? É preciso, acima de tudo, se destacar.

Para isso, Madalena Feliciano, gestora de carreiras e coach, explica que “No mercado de trabalho, para ter mais chances de se manter firme, empregado e estável em uma empresa, é importante saber que os profissionais que permanecem, são aqueles que mostram algum diferencial na sua conduta”. Na decisão de quem vai e quem fica, a empresa sempre opta por profissionais dedicados e que no dia a dia demonstram interesse não somente pelo salário, mas também pelo crescimento da marca.

Segundo a gestora, “Um bom profissional deve sempre ter consigo 5 habilidades essenciais para a sua manutenção e crescimento na empresa”. São elas:

Comunicação
Trabalho em equipe
Resiliência
Empreendedorismo
Comprometimento

Com essas qualidades, o contratado conseguirá ter atitudes dignas de uma pessoa responsável e comprometida com os assuntos da empresa. Para uma pessoa se destacar no mercado de trabalho, é preciso que ela tenha determinadas atitudes que a coloquem como um profissional visionário e que se adequa às necessidades do empregador.

Para Madalena, “Existem contratados que ao invés de trazerem resultados para a empresa, somente apontam os problemas. É maravilhoso ter um empregado que te mostre o problema, mas que junto traga soluções para o mesmo”. Não só isso, é importante trazer resultados para a empresa. Como a sua contratação tem ajudado no crescimento e desenvolvimento da marca? Não faça somente o que foi te pedido. Pense no futuro e preveja possíveis problemas e as suas respectivas soluções.

Fazer com que a empresa cresça, é também crescer como profissional. Investir na sua carreira com cursos voltados para a sua área, cursos de idioma ou que envolvem tecnologias, são ótimos para iniciar a se desenvolver. Para se destacar, também é importante alinhar o seu ideal com o da empresa. Segundo a coach, “Para ter bons resultados, trabalhar em algo que goste é muito importante. Não adianta esperar progredir em uma empresa se você gosta de trabalhar com criatividade e novas criações, mas é empregado em um lugar que executa atividades voltadas para a administração, por exemplo”.

Imagine o seguinte cenário: Um colega de trabalho seu, de outro setor, precisará ficar até mais tarde para fazer um trabalho que ficou atrasado. Mas, como você não é daquele setor, decidiu ir para a casa e deixar o seu colega resolvendo toda a papelada sozinho. Nessa cena, você não mostrou empatia e trabalho em equipe, mas sim egoísmo e falta de interesse com os compromissos da empresa. Caso ficasse, teria ajudado um colega e além de ter feito melhorias para a empresa, teria se destacado como profissional.

Para finalizar, Madalena ainda complementa: “Para ser um bom profissional, ter autonomia, ser flexível e planejar novos modos de fazer as coisas para ter melhores resultados é essencial. Uma empresa sempre valoriza um contratado que se dedica aos seus interesses”. No nosso atual cenário de previsão de diversos desempregados, investir e se dedicar a sua carreira se tornou uma necessidade.

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