A pandemia afetou os profissionais aposentados de diferentes formas. Alguns sentiram as dificuldades da crise econômica e partiram em busca de reforçar a renda domiciliar, enquanto outros sentiram na pele o isolamento e quiseram buscar uma recolocação profissional, e com ela a volta à sociabilidade. Com esta situação, no mercado de hoje, muitas empresas têm preferência por profissionais com idade avançada, afinal isso representa mais experiência e pode refletir em mais maturidade, explica a gestora de carreira Madalena Feliciano.
Para aqueles que desejam aproveitar estas oportunidades que surgem, a profissional faz algumas recomendações: “Se valorize dentro do que você sabe fazer, não dispense currículo bem completo, demonstre que, embora hajam dificuldades, você está disposto a conviver com mudanças e novidades”. Madalena explica que o básico não saiu de moda, ser gentil e pró-ativo continuam sendo pré-requisitos importantes. Além disso, ela ressalta que, para driblar os percalços com a tecnologia que podem estar associados à figura do idoso, é importante pesquisar a atuação da empresa e se mostrar atento às habilidades necessárias.
Madalena convida os profissionais da terceira idade a buscarem o gerenciamento de carreira, quebrando o preconceito e se enxergando como capazes de novos desafios. Ela ressalta que, pessoas mais velhas, em geral, tendem a se saírem melhor no atendimento a clientes, são mais humildes em reconhecer seus erros e buscar a melhoria, são menos ansiosos, têm paciência para o desenvolvimento profissional, maior disponibilidade de tempo e, embora exijam uma boa remuneração, trazem melhores resultados às empresas. “Hoje em dia, os profissionais acima dos 60 fazem tudo: entram na internet, dirigem, fazem exercícios, dançam, namoram, estudam, enfim, procuram algo que venha trazer bem-estar e o melhor caminho para felicidade – e muitas vezes o trabalho ajuda e muito nesse caminho”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário