Pular para o conteúdo principal

Livro ensina como ser uma mulher de sucesso



Se houvesse uma fórmula para uma mulher ter sucesso nos dias de hoje, qual seria ela? Dedicação misturada com competência, pitadas de rigidez e jogo de cintura, e muito açúcar por cima?

Talvez, mas o que sabemos é que não há uma forma definida, a chamada "receita de bolo", como muitas pessoas têm procurado. Há certamente algumas características presentes, em maior ou menor grau, em grandes mulheres de nossa história. Algumas delas, a consultora Stefi Maerker desvenda no seu livro, Mulheres de Sucesso.

Montado em personagens femininos, como Diana Spencer (Lady Di), Joana D'Arc, Eva Perón e outras menos conhecidas, como a esportista Wilma Rudolph, que conquistou três medalhas olímpicas apesar de ter nascido com paralisia infantil, o livro traz uma análise muito pessoal da autora sobre virtudes facilmente identificáveis nas mulheres.

Visão, perseverança, sensibilidade, estratégia, garra e liderança são algumas das características citadas. "Quem tem feito sucesso hoje em dia nada mais faz do que aplicar, pôr em prática diferenciais presentes nas grandes personagens do universo feminino".

Para conquistar o sucesso, a mulher tem que transformar-se em "uma agente de mudanças", e, para isso, uma boa dica é seguir os dez conselhos abaixo:

1) Assumir a capacidade de enfrentar novos riscos;

2) Valorizar a ética e a integridade;

3) Ter visão de futuro e capacidade de planejamento;

4) Estar orientada para processo, pessoas e resultados;

5) Desenvolver habilidade em negociações e flexibilidade para mudanças;

6) Ter espírito inovador e criativo;

7) Exercer liderança por meio de exemplos práticos;

8)Trabalhar com energia e dinamismo;

9) Desenvolver a habilidade para resolver problemas;

10) Articular a maneira de comunicar-se com os outros.

Talvez Stefi Maerker não tenha montado a receita ideal, mas é um começo. Ao menos, deve chegar perto do perfil das executivas que começam rapidamente a tomar posições hierárquicas cada vez mais altas e serem bem-sucedidas tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...