Pular para o conteúdo principal

O que falar de si mesmo na Entrevista?


Você tem dificuldade para falar de si mesmo? Isso é muito natural, a maioria das pessoas travam na hora de falar sobre si numa entrevista de emprego, seja por timidez ou simplesmente por não saber o que e como falar.

Todo tipo de teste é um grande desafio e uma entrevista de emprego então, é um desafio e tanto. Nela você é testado a partir da sua personalidade, seus gestos e expressões. Hoje em dia, além do conhecimento técnico e das suas habilidades, o que certamente estará em jogo também é o seu autoconhecimento. Ninguém espera que você seja uma pessoa perfeita, mas reconhecer seus defeitos é uma forma de mostrar que você se conhece bem.

Conhecer as qualidades é importante para a empresa conhecer seus domínios e saber como você será útil para a instituição. E os defeitos são interessantes para que o entrevistador conheça suas limitações e os desafios que você pode superar.

Por isso, aquela clássica pergunta nas entrevistas: Me fale sobre suas qualidades e seus defeitos... É ai que você vai mostrar seu autoconhecimento. Mas o que responder nessas horas?

- Falar sobre suas limitações pode até te ajudar, mostre-se disposto a mudar e superar isso demonstre sua vontade e dedicação. Mostre que não é acomodado.

- Fuja das respostas padrão como “meu defeito é ser perfeccionista” seja criativo e surpreenda o entrevistador.

- Jamais minta ou omita algo, como dizer que sabe fazer algo quando na verdade não sabe, isso pode te prejudicar no futuro.

- E na hora de falar sobre suas qualidades, tome cuidado para não parecer arrogante, lembre-se humildade acima de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…