Antes de alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa.
Conhecer a cultura da instituição é atitude importante - mesmo antes de conquistar a vaga da emprego.
Você admira uma empresa e sempre quis conquistar um cargo lá. De repente, a vaga aparece. Como você age?
Segundo Madalena Feliciano, diretora de
projetos da Outliers Careers, uma das principais atitudes que o novo
empregado deve fazer é conhecer bem a empresa – mesmo antes de assumir o
cargo. Mas, como conhecer a cultura da empresa sem nunca ter trabalhado
lá? A especialista comenta.
“Quando o profissional passa por um
processo seletivo antes de conquistar a vaga de emprego, pode aproveitar
esse momento para descobrir várias informações da empresa: preste
atenção nas perguntas feitas pelo entrevistador, pelas atividades que
deverão ser realizadas, enfim, em toda e qualquer informação dada por
ele. A atenção nesse momento pode garantir um bom resultado no futuro”,
sugere Madalena.
Agora, quando não há o processo seletivo,
o profissional deve pesquisar no próprio mercado as informações
disponíveis sobre a empresa. “Converse com pessoas da área de recursos
humanos, pessoas que já trabalharam na organização – ou que ainda
trabalham, - entenda quais são as características que a empresa
valoriza, etc”, comenta a especialista.
Porém, independente das informações
adquiridas, tenha em mente que o que é bom para uma pessoa, pode ser
ruim para outra. “Portanto, não generalize em ‘bom’ ou ‘mau’, e sim
tente captar as características do lugar”, diz Madalena.
Além disso, a internet hoje é uma grande
aliada nesse processo de conhecimento. Itens como “missão, visão e
valores”, por exemplo, são importantes na hora de conhecer bem uma
empresa e sua cultura – e, muitas vezes, esses elementos podem ser
encontrados facilmente por meio do site até mesmo na página de rede
social da empresa. “Vasculhe mesmo. Já que você possui a internet, use-a
a seu favor. Profissionais que mostram conhecimento anterior e
interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com os chefes” lembra a
coach.
Ao vasculhar e entender melhor a empresa,
você conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons
critérios para definir se aquele é mesmo o emprego que você queria
quando se candidatou. “Você torna a empresa mais ‘palpável’ e passa a
entender de forma concreta como o processo funciona ali dentro. As
características culturais impostas pela instituição combinam com as
suas? Você admira as qualidades da empresa, assim como seus serviços e
produtos? Se a resposta para essas perguntas for ‘sim’, você já está no
caminho certo”, conclui Madalena.
Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
Avenida Fagundes Filho, 77, cj 82 e 83, São Paulo - SP.
madalena@outlierscareers.com. br
www.outlierscareers.com.br
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
Avenida Fagundes Filho, 77, cj 82 e 83, São Paulo - SP.
madalena@outlierscareers.com.
www.outlierscareers.com.br
Comentários
Postar um comentário