Você já reparou que os grandes profissionais também são bons
comunicadores? Não é mera coincidência. A eficácia de um trabalho em equipe,
por exemplo, tem a comunicação como um dos pilares.
No entanto, ser “bom de papo” não significa, necessariamente, ser um bom
comunicador. Para ter resultados, é preciso dominar a arte da comunicação
assertiva.
Estão na mesma “família” a comunicação, diálogo e discussão. Apresentando
as definições de cada um deles:
Communicare (latim) – compartilhar o comum;
Diálogos (grego) – fluxo de significado;
Discutere (latim) – cortar a cabeça com um disco
A transformação começa com a mudança de linguagem. Se quisermos
desenvolver uma cultura de diálogo na qual haja fluxo de significado constante,
e não “corta a cabeça” de outra com palavras devemos: COMUNICAR, ou seja
identificar o que temos em comum com nossos interlocutores para que haja fluxo
de significado e uma ponte seja construída, e não um muro.
Dialogar e comunicar são verbos que andam de mão dadas. Se não houver
identificação com o que existe em comum entre duas pessoas, teremos dois
monólogos.
A comunicação assertiva se dá quando você consegue passar uma
mensagem com segurança, sem dúvidas ou falhas. Ou seja, basta que o
emissor seja claro o suficiente para que o receptor entenda o recado
de forma correta.
Ter um bom diálogo é essencial para qualquer profissional que deseja
conquistar uma carreira de sucesso.
Aprenda a se comunicar
assertivamente em qualquer lugar e com todos os tipos de pessoas. O modo como
você expressa o que está pensando e sentindo implica diretamente nas reações
das pessoas, desta forma veja o que você pode fazer para ter uma comunicação
mais eficaz:
ü
Estabeleça RAPPORT: Rapport ou empatia acontece
quando você equipara o comportamento, pensamento e o nível de energia da outra
pessoa. O rapport acontece naturalmente quando as pessoas tomam consciência um
do outro e começam a se comunicar. Pessoas em rapport têm uma maneira
cooperativa e harmoniosa de estarem juntas, criando um senso de reconhecimento
mútuo.
ü
Observe as reações não verbais – linguagem
corporal: Não foque apenas na comunicação verbal ou escrita. Lembre-se que o
corpo também demonstra o que você diz. Por isso, fique atento: existem sinais
que mostram se a conversa está agradando ou não.
ü
Busque envolvimento com o outro: Faça perguntas,
pergunte, peça mais informações e trabalhe bastante sua escuta ativa, ouça
ativamente
ü
Apresente seu ponto de vista: Todo mundo tem o
direito de dizer o que pensa. A liberdade de expressão deve ser praticada por
qualquer cidadão que tenha uma opinião formada e deseja compartilhá-la com os
demais. Você pode estar errado em seu ponto de vista, seus argumentos podem ser
derrubados, sua posição pode ser contrária à da maioria, mas ainda assim você tem
o direito de defender suas ideias.
ü
Seja direto: Para ser assertivo, você deve ser
direto, evitando rodeios desnecessários. Mas cuidado para não se tornar
agressivo, impondo sua opinião e fazendo julgamento de valores. Não adianta
falar sem parar se o que você diz não tem significado real. Enrolar, também,
não é uma boa estratégia, visto que a falta de argumentos é facilmente
constatada.
ü Atenção
na compreensão: Ao falar, você precisa se certificar de que o outro está
acompanhando o seu raciocínio. É preciso saber se a pessoa captou a mensagem
que você pretendia passar. Para isso, uma boa técnica é usar a empatia. Procure
se colocar no lugar do outro.
Gostou
das nossas dicas? Fique por dentro do conteúdo no nosso Blog e confira muito
mais!!
Comentários
Postar um comentário