Madalena Feliciano dá dicas para nada sair errado durante a conferência
Nos últimos três anos, de acordo com Robert Half, empresa de recrutamento especializado, a utilização de videoconferências como método de entrevistas para seleção de candidatos aumentou em torno de 52% no Brasil. Com a crise que assola o país, essa tática, além de ser econômica, é também mais rápida e cômoda para ambas as partes e sua implementação tende a crescer. No entanto, justamente por sua praticidade, a preparação do candidato deve ser ainda mais rigorosa.
De acordo com Madalena Feliciano, gestora de transição de carreiras e também diretora do Instituto Profissional de Coaching, o menor erro pode indicar despreparo do candidato e pegar muito mal “Fatores como conexão de internet e testes prévios são importantes, pois problemas técnicos geralmente não são bem vistos nessas situações, pois podem indicar desorganização do candidato, uma vez que este já se encontra em sua zona de conforto e poderia ter se preparado mais”, diz a especialista, também diretora do Outliers Careers.
Com o advento da Internet, muitas rotinas produtivas mudaram seu formato, afinal, tudo se tornou mais rápido e fácil ao passo em que as tecnologias se desenvolveram “Agora é possível que uma pessoa trabalhe de casa, usando seu computador pessoal e sua empresa se localizar do outro lado do mundo, tudo por causa desses avanços. Porém, tudo feito de casa exige muito mais disciplina do que o normal. Pior do que trabalhar sob pressão é trabalhar sem pressão nenhuma: qualquer descuido implica em relaxamento e significa que o profissional não é confiável”, comenta Madalena.
A gestora fez uma lista de cinco dicas para quem enfrentará uma entrevista via vídeo e deseja ter sucesso nela. Confira:
1. “Se atente ao ambiente. Locais com muitos barulhos paralelos, como crianças chorando, televisão em som alto e latidos, por exemplo, pode atrapalhar, e muito, a conversa do candidato. De preferência, fique em um ambiente isolado, e peça pela compreensão de todos, para que a entrevista possa ser tranquila. Escolha também um fundo branco para a sua entrevista, de preferência”, comenta;
2. “Confira sua conexão. Sempre bom reiterar, mas confira, com dias de antecedência, como está sua internet e a velocidade do seu computador, se ele está infectado por vírus, etc. Além, claro, de preparar uma iluminação e áudio adequados”, pontua a gestora;
3. “Seja pontual. Assim como um encontro presencial, a reunião via internet deve ser iniciada na hora correta”, diz;
4. “Se apresente bem. Não é só porque a entrevista é feita via vídeo que o candidato deve se descuidar com o vestiário e com o linguajar, pois tudo será minuciosamente julgado pelo contratante. Preste muita atenção na postura também”, aconselha Madalena;
5. “Tenha as informações à mão. O bom profissional está sempre previamente preparado, demonstrando que tem informações prévias sobre a empresa e vaga ofertada. Mostrar conhecimento e uma argumentação eficaz ajudam na avaliação de desempenho do candidato”, afirma Madalena.
6. “Cuidado com o user do e-mail. Ter um e-mail profissional, com seu nome e sobrenome, ou pelo menos as iniciais, é imprescindível. Qualquer coisa que não seja isso, mostra tudo, menos profissionalismo”, alerta Madalena.
7. “Feche todos os outros programas desnecessários. Além de tornar a conexão mais lenta e poder atrapalhar a videoconferência, evita que sons inesperados comecem a tocar, ou que algum dos programas trave e comprometa a entrevista”, finaliza a especialista.
Comentários
Postar um comentário