A
palavra “rapport” está se tornando cada vez mais comum, principalmente em
termos de carreira. O rapport é uma técnica originada na psicologia, que
implica criar uma relação empática com outra pessoa. Essa técnica também é
comumente usada na programação neurolinguística.
Com o objetivo de gerar
confiança e otimizar a comunicação, tornando-a mais assertiva, faz com que o
indivíduo interaja mais abertamente, receptivamente e com facilidade. No
coaching, o rapport é usado para que o coach consiga entrar em sintonia com o
coachee, pois dessa forma o resultado esperado pelo cliente será mais
verdadeiro, afinal, o coach pode investigar mais a fundo e compreender melhor o
ponto de vista alheio.
Existem
atitudes específicas para se praticar o rapport, como o espelhamento, que se baseia
em espelhar a linguagem corporal da pessoa com quem se está conversando.
Gestos, expressões faciais e até a respiração, esses fatores em sintonia, criam
um laço inconsciente.
Outra técnica comum é a
reciprocidade: agir em prol do outro e fazer favores sem pedir nada em troca.
“Ações como essas demonstram certo tipo de afinidade, empatia mútua e
confiança, elementos necessários para o Rapport”, explica Madalena Feliciano,
CEO da Outliers Careers e IPCoaching.
“No ramo empresarial, usamos o
rapport para fazer vendas, pois se cria uma conexão com o comprador. Também é
importante em equipes, para uma melhor relação entre os colegas, e
imprescindível na comunicação entre líder x colaborador. Até mesmo em entrevistas
de emprego, ao usar a técnica, você pode ganhar pontos com o recrutador”,
afirma Madalena. “Todas estas questões são trabalhadas no Coaching, mas de
maneiras diferentes, dependendo do resultado preterido pelo coachee”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário