Com o objetivo de gerar confiança e
otimizar a comunicação
A palavra “rapport” está se tornando
cada vez mais comum, principalmente em termos de carreira. O rapport é uma
técnica originada na psicologia, que implica criar uma relação empática com
outra pessoa. Essa técnica também é comumente usada na programação neurolinguística.
Com o
objetivo de gerar confiança e otimizar a comunicação, tornando-a mais
assertiva, faz com que o indivíduo interaja mais abertamente, receptivamente e
com facilidade. No coaching, o rapport é usado para que o coach consiga entrar
em sintonia com o coachee, pois dessa forma o resultado esperado pelo cliente
será mais verdadeiro, afinal, o coach pode investigar mais a fundo e
compreender melhor o ponto de vista alheio.
Existem atitudes específicas para
se praticar o rapport, como o espelhamento, que se baseia em espelhar a
linguagem corporal da pessoa com quem se está conversando. Gestos, expressões
faciais e até a respiração, esses fatores em sintonia, criam um laço
inconsciente.
Outra técnica comum é a
reciprocidade: agir em prol do outro e fazer favores sem pedir nada em troca.
“Ações como essas demonstram certo tipo de afinidade, empatia mútua e
confiança, elementos necessários para o Rapport”, explica Madalena Feliciano,
CEO da Outliers Careers e IPCoaching.
“No ramo empresarial, usamos o
rapport para fazer vendas, pois se cria uma conexão com o comprador. Também é
importante em equipes, para uma melhor relação entre os colegas, e
imprescindível na comunicação entre líder x colaborador. Até mesmo em
entrevistas de emprego, ao usar a técnica, você pode ganhar pontos com o
recrutador”, afirma Madalena. “Todas estas questões são trabalhadas no
Coaching, mas de maneiras diferentes, dependendo do resultado preterido pelo
coachee”, finaliza.
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