Como o coaching pode ser fundamental na escolha da profissão
Com certeza você já ouviu as máximas “nunca é tarde demais para estudar” e “estudar nunca é demais”. Não existem frases mais verdadeiras do que essas. Embora antigas, o pensamento que elas transmitem são extremamente atuais e cada vez mais importantes, afinal, a concorrência no mercado é sempre muito grande e, destacar-se hoje em dia é necessário.
Desde que nascemos, somos estimulados a pensar na carreira que iremos seguir. No auge dos nossos 17, 18 anos, somos encorajados a tomar uma decisão que poderá nos guiar pelo resto da vida: a nossa profissão. Porém, nem sempre essa é uma decisão fácil. Por isso vemos tantas pessoas que deixam para prestar vestibular mais tarde, que se formam, mas não exercem a profissão, ou até mesmo aquelas pessoas que iniciam vários cursos, mas não chegam até o fim em nenhum deles.
De acordo com a coach e gestora de carreira Madalena Feliciano, “são várias as razões que fazem com que uma pessoa desista do seu curso ou não se sinta satisfeita com as suas escolhas”. Uma das principais é o fato de querer agradar aos pais, abandonando a vontade própria vontade, o não conhecimento dos cursos e do mercado de trabalho e, em outros casos, a preguiça e a falta de proatividade.
Não existe uma ‘receita de bolo’ para se ter uma carreira de sucesso. Contudo, hoje já existem ferramentas que auxiliam a construir um caminho sólido e a conquistar o que se deseja, e uma dessas ferramentas é o coaching. Essa metodologia busca auxiliar as necessidades humanas para atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados. E como ele pode ser aplicado ao estudo?
“O coaching pode ser um grande ajudante em todas as áreas do estudo: ele auxilia a manter o foco; a colocar no papel seus objetivos e fazer um caminho concreto até alcançá-los; a ter um bom autoconhecimento; a descobrir suas habilidades e pontos fracos – e trabalhar com eles a seu favor; a melhorar suas tomadas de decisões e muitas outras áreas”, afirma a especialista.
Essa ferramenta também é um grande auxílio para pessoas que possuem objetivos, mas que não sabem como alcançá-los. Ajudamos as pessoas a colocarem no papel as suas metas, transformando-as em conquistas reais.
Comentários
Postar um comentário