Pular para o conteúdo principal

O manual de uma boa entrevista on-line

 A pandemia foi responsável por diversas e grandes mudanças no mundo todo. Uma delas se refere ao mercado de trabalho. Isso porque ao tentar manter a saúde de todos em segurança e ainda assim continuar com as relações laborais, foram necessárias algumas adequações como as entrevistas e reuniões, agora, on-line. Então, como se portar nessas ocasiões?

Você é a estrela da vez!

Para a gestora de carreira e especialista em RH, Madalena Feliciano, algumas atitudes ficam bastante acentuadas, principalmente em relação à linguagem não-verbal. Assim, além de cuidar da expressão, é importante também se atentar à postura e o modo de agir em geral. “Gesticular demais com as mãos e mexer o corpo com muita frequência podem impactar o resultado”, alerta.

As atitudes podem dizer muito sobre nós. No geral, quem não consegue ficar parado por alguns minutos é uma pessoa muito ansiosa e inquieta. Ainda, além da compostura é importante permanecer alerta às expressões faciais das emoções. “Sorrir o tempo todo, mostrar raiva, decepção e outros sentimentos com muita intensidade também pode diminuir as chances de conquistar o recrutador”, explica a especialista.

Ademais, procurar um lugar silencioso, com boa iluminação e um fundo de pouca interferência é indispensável. O quarto, escritório ou até mesmo a sala, caso não haja ninguém para intervir, podem ser bons locais. No formato remoto, muita gente acredita ser mais fácil camuflar algumas atitudes, contudo é um engano, pois os selecionadores continuam cautelosos.

Prepare-se

Para isso, a tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para ajudar quem está na busca de oportunidades. Sendo assim, a coordenadora dos programas de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Elubian Sanchez, elencou algumas dicas para ser assertivo nos encontros on-line. Veja:

1. Peça o link da chamada com antecedência

Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Então, solicite o endereço eletrônico, aplicativo ou senha antes da reunião. Isso favorece a organização das agendas de todos e ajuda no preparo.

Nesse sentido, escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para garantir a fluidez na apresentação. É importante seguir uma sequência linear.

Além disso, Elubian ressalta aos gestores: “se você é o anfitrião, coloque uma música para quem chegar antes do horário”. Isso é, crie um “quebra gelo”.

2. Zele pelo primeiro contato

No seu momento de fala, direcione-se para a câmera. Você não verá ninguém, mas os outros terão a sensação de “olho no olho”. Garanta-se nos dez primeiros segundos para cativar e prender a atenção de quem está te ouvindo. Desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características além do currículo (CV) como sua personalidade e fluência verbal e cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas

3. Pesquise sobre a companhia

Pesquise sobre a entidade e deixe sempre claro as mesmas ideias e orientações. Lembre-se de trazer alguns desses pontos durante o diálogo: demonstrar o interesse e, sobretudo, a compatibilidade com a posição e a cultura organizacional. Isso levará você alguns passos adiante em relação aos concorrentes.

Por fim, o seu “a mais” será a sua evidência. Então, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo. Além disso, redes como o Instagram, Facebook e LinkedIn permitem adentrar no universo profissional em apenas um clique. Isso pede atualização e manutenção constante dessas mídias também.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me