Pular para o conteúdo principal

Terceira Idade no Mercado de Trabalho

A idade cronológica já não determina comportamento e papel social. A geração ageless, pessoas da terceira idade, são aqueles que se mantém produtivos, atualizados e joviais.

As expectativas sociais da idade estão se dissolvendo, junto as restrições de comportamento “apropriado para a idade”.

Segundo a gestora de carreiras, especialista em desenvolvimento humano e CEO Madalena Feliciano a geração da melhor idade está intimamente ligada aos avanços da ciência, da medicina, das conquistas sociais, da melhoria da qualidade de vida e principalmente ao mercado de trabalho.

“Ageless é um termo que vem sendo usado para se referir às pessoas com 50 anos ou mais, mas que não se definem a partir da idade que têm ou não se prendem aos comportamentos padrões das suas gerações. Em uma tradução literal, ageless significa sem idade. O que não significa negá-la, mas sim, ter consciência de que o suposto peso da idade pode ser aliviado ao longo da caminhada da vida.” explica Madalena Feliciano.

A intenção é reforçar a ideia de que não existe mais sentido em falar que “é necessário frear a passagem do tempo ou reverter o ponteiro do relógio, e sim se sentir bem em qualquer idade.

A geração ageless mantém, física e emocionalmente, a energia e disposição dos ‘20-30 anos’ mesmo em corpos de ‘50-60-70’ anos…’, a partir do aprendizado de como melhor lidar com as mudanças da passagem do tempo.


Vantagens de contratar profissionais na terceira idade

No Brasil, os idosos representam 12% de toda a população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é que até 2050 esse número cresça para 22%. Diante desses dados, as organizações podem obter diversas vantagens ao apostar na reinserção da terceira idade no mercado de trabalho.

Indo na contramão do preconceito, muitas empresas têm demonstrado valorização dos profissionais na terceira idade. Muitas vezes eles trabalharam por anos em determinadas áreas, o que os torna extremamente experientes.

Outra característica a se considerar é a experiência de vida e um perfil comportamental maduro, que a terceira idade possui, por ter vivenciado diversas situações em sua jornada profissional.

Essas experiências podem agregar muito valor para as equipes, projetos e até no atendimento a clientes.

Outro ponto marcante além disso de pessoas na terceira idade é o seu comprometimento, dedicação e o fato de valorizem muito seus empregos. Essas são características muito fortes na geração baby boomer (nascidos entre 1945 e 1960).

Os ageless são bons influenciadores. Essa facilidade vem do fato de observarem atentamente as tendências geracionais e adquirirem o que desejam delas. Sendo assim, esse grupo compreende as pessoas de diversas gerações e vivem um pouco do que elas vivem.

“Ao dar conselhos e orientações, tendem a ser mais empáticos, gerando no ouvinte um sentimento de gratidão. Outro traço comportamental é a vocação para mudanças na forma como trabalham, no estilo de vida e nas experiências da carreira.” comenta a especialista Madalena.

No contexto social, a terceira idade possui amigos de todas as idades, são fiéis a marcas que oferecem sustentabilidade, praticidade e possuem uma mentalidade inclusiva. Já no ambiente empresarial, eles fogem dos modelos tradicionais de trabalho e se agarram às práticas disruptivas e flexíveis.

A cultura da diversidade nunca esteve tão em alta no mundo corporativo. Hoje, as empresas entendem que um time plural e inclusivo é a chave para processos inovadores e práticas de excelência. Sendo assim, é importante que as organizações tenham em suas equipes interna profissionais da “melhor idade”.

Madalena Feliciano também ressalta que ao se relacionarem com outros colaboradores, os eles criam um espírito de parceria, troca de experiências e afetividade. Sem dúvidas, eles contribuem muito para a melhoria do clima organizacional e a disseminação da cultura da aprendizagem.

“Como é bom saber que existem pessoas que não se conformam com rótulos e moldes. Afinal, não tem como rotular a raça humana, pois somos diferentes em personalidade, habilidades e histórico de vida. É essa diversidade que torna a nossa sociedade tão interessante.” finaliza Madalena Feliciano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...