A pandemia foi responsável por diversas e grandes mudanças no mundo todo. Uma delas se refere ao mercado de trabalho. Isso porque ao tentar manter a saúde de todos em segurança e ainda assim continuar com as relações laborais, foram necessárias algumas adequações como as entrevistas e reuniões, agora, on-line. Então, como se portar nessas ocasiões?
Você é a estrela da vez!
Para a gestora de carreira e especialista em RH, Madalena Feliciano, algumas atitudes ficam bastante acentuadas, principalmente em relação à linguagem não-verbal. Assim, além de cuidar da expressão, é importante também se atentar à postura e o modo de agir em geral. “Gesticular demais com as mãos e mexer o corpo com muita frequência podem impactar o resultado”, alerta.
As atitudes podem dizer muito sobre nós. No geral, quem não consegue ficar parado por alguns minutos é uma pessoa muito ansiosa e inquieta. Ainda, além da compostura é importante permanecer alerta às expressões faciais das emoções. “Sorrir o tempo todo, mostrar raiva, decepção e outros sentimentos com muita intensidade também pode diminuir as chances de conquistar o recrutador”, explica a especialista.
Ademais, procurar um lugar silencioso, com boa iluminação e um fundo de pouca interferência é indispensável. O quarto, escritório ou até mesmo a sala, caso não haja ninguém para intervir, podem ser bons locais. No formato remoto, muita gente acredita ser mais fácil camuflar algumas atitudes, contudo é um engano, pois os selecionadores continuam cautelosos.
Prepare-se
Para isso, a tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para ajudar quem está na busca de oportunidades. Sendo assim, a coordenadora dos programas de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Elubian Sanchez, elencou algumas dicas para ser assertivo nos encontros on-line. Veja:
1. Peça o link da chamada com antecedência
Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Então, solicite o endereço eletrônico, aplicativo ou senha antes da reunião. Isso favorece a organização das agendas de todos e ajuda no preparo.
Nesse sentido, escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para garantir a fluidez na apresentação. É importante seguir uma sequência linear.
Além disso, Elubian ressalta aos gestores: “se você é o anfitrião, coloque uma música para quem chegar antes do horário”. Isso é, crie um “quebra gelo”.
2. Zele pelo primeiro contato
No seu momento de fala, direcione-se para a câmera. Você não verá ninguém, mas os outros terão a sensação de “olho no olho”. Garanta-se nos dez primeiros segundos para cativar e prender a atenção de quem está te ouvindo. Desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características além do currículo (CV) como sua personalidade e fluência verbal e cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas
3. Pesquise sobre a companhia
Pesquise sobre a entidade e deixe sempre claro as mesmas ideias e orientações. Lembre-se de trazer alguns desses pontos durante o diálogo: demonstrar o interesse e, sobretudo, a compatibilidade com a posição e a cultura organizacional. Isso levará você alguns passos adiante em relação aos concorrentes.
Por fim, o seu “a mais” será a sua evidência. Então, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo. Além disso, redes como o Instagram, Facebook e LinkedIn permitem adentrar no universo profissional em apenas um clique. Isso pede atualização e manutenção constante dessas mídias também.
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