Você pode trabalhar em qualquer lugar ou cargo do mundo, mas não importa, sempre existirão críticas e/ou farão julgamentos a seu respeito. Sejam críticas mais leves ou rígidas, vindas de um superior ou de um colega, elas existirão – e o ideal é manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível.
Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que as críticas sejam aceitas e, ao mesmo tempo, não “machuquem” a pessoa que as recebeu. A primeira coisa que sempre falo quando o assunto é críticas é: não seja reativo. Não responda com argumentos defensivos ou ofensivos de imediato, sem refletir o que foi lhe dito. Refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que eles sejam, ajuda a melhorar nossas relações interpessoais, assim como o próprio autoconhecimento.
Receber comentários negativos nunca é agradável, porém, procure manter a calma e ser tolerante com as pessoas que fizeram a observação. Isso demonstra controle emocional, profissionalismo, e que você está de fato refletindo sobre o que foi criticado. Na hora de responder, seja sempre cordial e tenha argumentos coerentes, vale muito mais a pena do que responder de forma impulsiva.
Se a crítica for construtiva, não use justificativas: admita sua responsabilidade. Seja sincero, peça desculpas e comprometa-se a não repetir a atitude criticada. Críticas construtivas são uma ótima forma de crescimento pessoal e profissional, ainda que possam ser dolorosas no início. Agradeça a preocupação ou consideração da pessoa que lhe criticou, mostre que você se importa com o que ele disse. Frases como “obrigado por me alertar sobre esse detalhe”, “sua opinião é sempre bem-vinda”, ou “não deixe de avisar-me se notar algum comportamento semelhante a esse” podem ajudar muito.
As críticas já foram feitas, então, aproveite-se delas para melhorar seu desempenho profissional. Caso os julgamentos sejam verdadeiros, aproveite o momento para rever suas posições, trabalho, comentários, ou seja lá o que foi criticado – e faça as mudanças necessárias, uma crítica pode ser uma oportunidade de melhorar e aperfeiçoar-se profissional e pessoalmente.
Também é muito importante não levar as críticas para o lado pessoal, entender de forma objetiva as mensagens – ou seja, o que deve ser feito para mudar, – não pedir opiniões se não estiver preparado para ouvir coisas que não deseja, e entenda que as críticas são sim muito importantes, mas que não podem lhe abalar.
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