Pular para o conteúdo principal

As Soft Skills na comunicação interpessoal

Mais do que apenas trazer melhores relacionamentos, essas competências e habilidades são fundamentais no sucesso da corporação.

Um relacionamento envolve dois lados de uma só moeda. Ele é construído com o auxílio de todos os envolvidos, de modo a sempre, nos casos saudáveis, levar em conta os desejos, opiniões e gostos de cada indivíduo.

Apesar da interação ser o que constitui um bom relacionamento, essa também pode ser o motivo do fracasso do mesmo.

Comunicação interpessoal: Relacionamento necessário

No que se refere aos relacionamentos necessários nos ambientes de trabalho, eles podem, facilmente, gerar problemas para funcionários e líderes. Segundo a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, que tem mais de vinte anos de experiência com o mercado corporativo, “nas empresas, principalmente tendo em vista um momento de pandemia, no qual a comunicação se tornou essencial no Home Office, os relacionamentos entre colaboradores podem ser difíceis de tal modo que ocasionam discussões e ainda outros prejuízos mais sérios”.

Capacitar, portanto, cada colaborador, para que consigam ter boas trocas de comunicação e um bom relacionamento entre seus colegas é essencial. “Com as populares Soft Skills, as empresas têm a possibilidade de desenvolver habilidades comportamentais em cada funcionário por meio de treinamentos e palestras”, explica a gestora.

Todavia, essas habilidades interpessoais, exigem esforços tanto da parte da empresa como também do funcionário.
Comunicação interpessoal: Treinando as soft skills

Treinar Soft Skills não promete somente capacitar os funcionários a conseguirem se portar com mais inteligência emocional nos ambientes, mas também traz à empresa uma grande vantagem: Empregados mais do que competentes e capazes, empregados leais que, antes de tudo, são boas pessoas.
Comunicação interpessoal: O que conta a autora

Para Madalena Feliciano, “treinar as soft Skills, apesar de ser muito importante, pode ser muito desafiador e trabalhoso, já que envolve mais do que apenas o investimento, mas também a dependência da vontade de outras pessoas”. Ter habilidades comportamentais que facilitam os relacionamentos é essencial, mas como?

A gestora explica que “nesse tipo de treinamento, são trabalhados habilidades como empatia, flexibilidade, modos de trabalho – sob pressão, em equipe -, liderança.. Todas essas moldam os funcionários e, consequentemente, toda a empresa”. Por meio de um gerenciamento de tempo, hábitos e modos comuns de se portar, toda a equipe consegue ter êxito nessa tarefa.
Comunicação interpessoal: Desenvolvimento pessoal

Para que esse desenvolvimento pessoal, seja feito com sucesso, “é necessário que as empresas mudem o ponto de vista. Antes de entender o rumo, é preciso entender a sua própria cultura e modos operantes dentro da própria sede.

Conhecer os valores, as crenças e as atitudes padrões dentro da empresa é o primeiro passo antes de iniciar o treinamento”, afirma a gestora.

Por último, ainda vale dizer que: “O treinamento precisa, obrigatoriamente, despertar interesse. As partes precisam ter vontade de se autoconhecer.

Para promover isso, os Softs Skills precisam ser mais do que apenas um tempo desperdiçado na frente do computador. Precisa promover interesse e atividades práticas”, finaliza a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...