A infelicidade com a carreira é algo bem comum
A insatisfação profissional pode ser gerada por inúmeros fatores, dentre eles: infelicidade, estresse, burnout, falta de perspectiva de crescimento, falta de motivação e reconhecimento.
Muitas vezes o profissional se sente desmotivado e quer jogar tudo pra cima, sendo que na maioria das vezes, isso pode ser causado por estresse, burnout e depressão.
De Acordo com a gestora de carreiras e CEO Madalena Feliciano, transição de carreira ou mudança de carreira é quando uma pessoa decide trocar de trabalho e a decisão vem da própria pessoa de mudar ou não.
A sua insatisfação ou infelicidade não quer dizer que não goste da sua profissão, as vezes é a empresa, cargo ou função que você está.
Algumas possibilidades é atuar em outra área dentro da sua própria profissão, já que algumas possuem um leque de alternativas.
A Madalena Feliciano alerta que antes de mudar, procure verificar as possibilidades dentro da profissão atual, procure o autoconhecimento para entender o problema, pode ser o seu estilo de vida ou até mesmo os colegas de trabalho.
Após a reflexão sobre o problema, procure planejar como vai efetuar a mudança, liste opções de profissões e qual deseja trabalhar, uma boa opção é efetuar um teste vocacional, conversar com profissionais da área, saber como é o dia a dia, faça uma pesquisa sobre a área, realizar mini cursos para dar uma direção.
A CEO Madalena dá algumas dicas de como se sair bem na transição de carreira:
Faça cursos: podem ser uma excelente alternativa para ter mais conhecimento no campo que você gostaria de atuar. Existem cursos EAD, presencial, especialização de média e curto prazo.
Verificar a formação necessária para a área: pois algumas há necessidade de registros e estágios na área.
Participe de processos seletivos: sempre mostre interesse, procure mostrar preparação, relate as experiências anteriores.
Prepare-se financeiramente: para que não haja problemas no início, pois geralmente o salário é abaixo para iniciante.
Prepare o currículo: para uma nova área é preciso um currículo saliente experiências anteriores, cursos e qualificação.
Networking: ter uma rede de amigos e pessoas conhecidas que possam te ajudar com indicação.
Então, reúna as energias para ir atrás dos seus objetivos profissionais, fazer aquilo que te traz felicidade e prazer.
“Essa transição acontecerá imediatamente, perseverar e batalhar será seu maior desafio.” finaliza Madalena Feliciano.
Comentários
Postar um comentário