Feliz Ano Novo! Quer dizer, o SEGUNDO ANO NOVO, AQUELE DEPOIS DO CARNAVAL. E, já que isso significa uma nova oportunidade para RECOMEÇAR, que tal acertar em cheio na ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO para conseguir a tão desejada posição ou uma mudança de emprego?
Quer saber O QUE NÃO PODE FALTAR na
apresentação das suas experiências e qualidades profissionais na hora
de enviar o documento para os recrutadores? “O currículo deve ter, no MÁXIMO, DUAS PÁGINAS. Mais do que isso, acaba sendo cansativo e não fica claro. É legal DIVIDIR POR TÓPICOS, porque nós, selecionadores, vamos direto ao que queremos saber. Tem que ser simples e objetivo, mas tem que ser VENDEDOR, ser o seu cartão de visita; deve ser comercial… A GENTE PERDE, no máximo, UM MINUTO E MEIO LENDO CADA CURRÍCULO”, adverte Madalena Feliciano, coach de carreira da Outliers Careers.
Veja algumas dicas da especialista:
ATENÇÃO AOS DADOS PESSOAIS COMPLETOS
“Por
incrível que pareça, tem gente que não coloca: põe e-mail, mas não
telefone; coloca telefone e não e-mail…”, conta a coach, que confirma
não ser possível entrar em contato com muitos candidatos em função dessa
falta de informação. Então, não se esqueça do NOME COMPLETO, ESTADO CIVIL, IDADE E, PRINCIPALMENTE, E-MAIL E TELEFONE ATUALIZADOS na parte de cima do documento.
SEJA OBJETIVO
“É fundamental para que a gente ganhe tempo e o currículo seja MAIS ATRATIVO E COMERCIAL”. Madalena enfatiza o quão importante é DEFINIR TANTO A ÁREA COMO O CARGO DE INTERESSE PRETENDIDOS, sucintamente.
Ela
exemplifica: “se um profissional da área financeira, com experiência
também na área contábil, quer uma posição na área financeira, deve
colocar isso. Como a gente está em um período de crise econômica, no
entanto, se ele quer ser avaliado para um cargo abaixo do que está
pleiteando, até para voltar para o mercado, pode fazer um currículo
direcionado para a posição, desde que tenha experiência”, ela completa.
APONTE SUAS QUALIFICAÇÕES
São as EXPERIÊNCIAS EXPOSTAS DE MODO RESUMIDO. Nesse campo, VALE MOSTRAR QUALIDADES como assertividade, dinamismo, proatividade, liderança nata, trabalho em equipe, entre outras.
DESCREVA RESULTADOS E REALIZAÇÕES
Diante de uma EXPERIÊNCIA AVANÇADA,
com muitos anos no mercado, é aconselhável inserir outro tópico,
referente aos resultados e realizações conquistados ao longo da
carreira. Contudo, “colocar NÃO SOMENTE O QUE VOCÊ AUMENTOU, ‘alavanquei as vendas, administrei tantas pessoas, entre outros’, como ‘diminui custos’; o você também FEZ EM PROL DE DIMINUIR, DA CRIATIVIDADE, são resultados alcançados para a companhia.”
CONTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
“De preferência, coloque por ORDEM CRONOLÓGICA, DE MAIS IMPORTÂNCIA”, reforça a especialista. NOME DA FORMAÇÃO E INSTITUIÇÃO onde se deu sua conclusão e época em que isso ocorreu. CURSOS TÉCNICOS são interessantes de mencionar quando não há graduação ou, até mesmo, a finalização do ENSINO MÉDIO, se a faculdade ainda está para começar ou não foi escolhida.
ELENQUE A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
“Para quem já tem uma experiência maior o indicado é LISTAR, PELO MENOS, OS ÚLTIMOS DEZ ANOS”. Madalena confirma que é ideal citar APENAS AS ÚLTIMAS TRÊS EMPRESAS,
começando pela mais recente, caso tenha havido mudanças nesse período.
“Vejo muitas vezes que o profissional tem 40 anos e começou aos 16, como
estagiário. E ele coloca toda aquela passagem e isso, de fato, não vai
agregar nenhum valor ao currículo dele”, reforça.
Agora, aqueles que conseguem DEFINIR UM QUADRO DE QUALIFICAÇÕES BEM ALINHADO, NÃO PRECISAM REPETIR OS MESMOS DADOS a cada momento da trajetória empregatícia. Basta informar se houve um AVANÇO NA PROFISSÃO dentro da empresa, mostrar o crescimento e movimentação por outras departamentos. Cada cargo deve vir com o TEMPO PELO QUAL FOI EXERCIDO E AS RESPONSABILIDADES EXIGIDAS.
SEJA SINCERO SOBRE OS IDIOMAS QUE COLOCA NO CURRÍCULO
Nesse ponto a coach de carreira enfatiza o QUÃO IMPORTANTE É NÃO MENTIR com
o intuito de parecer algo que não é. “A gente percebe que, muitas
vezes, para chamar a atenção, a pessoa coloca inglês avançado. Quando
vai fazer o teste, ela não tem nem o básico. Se ela fosse aproveitada
para outra vaga que não exigisse inglês, a gente ficaria com o pé atrás.
Mentir no currículo, jamais e em hipótese alguma”, ressalta.
Caso haja CONHECIMENTO DE OUTRA LÍNGUA, DESCREVER O NÍVEL;
se o curso ainda não foi finalizado, apresentá-lo como “espanhol em
curso”, “inglês em curso” e, do mesmo modo, referir o nome da escola em
questão.
DESTAQUE AS HABILIDADES EM INFORMÁTICA
DESCREVA O NÍVEL DE CONHECIMENTO TÉCNICO DE PROGRAMAS E SISTEMAS OPERACIONAIS, como Windows, Excel, Word, Internet, etc. Assim como no inglês, vale o lembrete: não minta com relação ao know-how.
DÊ ENFOQUE AOS CURSOS CERTOS
MENCIONE aqueles cujo foco SEJA RELACIONADO À ÁREA DE INTERESSE.
Não esqueça o nome da entidade onde o realizou e a data em que isso
aconteceu. “Também não interessa um curso que você fez em 1980,
coloque os mais atuais”, salienta a coach.
ESTÁ EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO?
Para aqueles que ainda buscam por uma primeira oportunidade, a profissional recomenda INCLUIR
EXPERIÊNCIAS COMO FACULDADE, ESTÁGIO, CURSOS, TRABALHOS VOLUNTÁRIOS,
PALESTRAS, PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS NA ESCOLA, HABILIDADES E APTIDÕES, já que elas contam bastante no momento da avaliação para uma vaga.
ELIMINE OS ERROS MAIS COMUNS
MENTIR
Como mencionado anteriormente, pode prejudicar até o aproveitamento para vagas futuras.
COLOCAR O NÚMERO DE DOCUMENTO
RG, CPF, Carteira de trabalho ou quaisquer outros – NÃO É PERTINENTE INFORMAR NENHUM NÚMERO DE DOCUMENTAÇÃO pessoal no currículo. “Você deverá apresentá-los caso a empresa lhe solicite”, avisa a especialista.
INCLUIR FOTO
NÃO HÁ NECESSIDADE alguma de colocar foto no currículo.
LEVAR REFERÊNCIAS
Da mesma maneira que os números de documento, só leve consigo uma vez que o entrevistador pedir.
EXPLICITAR A PRETENSÃO SALARIAL
Para a especialista, essa informação só deve ser dada quando pedida pela empresa. “Caso contrário, NEGOCIE NA ENTREVISTA PESSOAL que,
provavelmente, você terá mais sucesso e não vai ser eliminado numa
primeira fase por causa do currículo”, a coach alerta. Perante a
imposição de tal item, este deve vir no FINAL DE TUDO.
DEIXAR ERROS DE PORTUGUÊS
EVITE OS ERROS DE CONCORDÂNCIA, O USO EXAGERADO DO GERÚNDIO E DA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR. O indicado é sempre manter a uniformidade da escrita na terceira pessoa do singular.
ERRAR NA FORMATAÇÃO
A especialista é categórica e estabelece a FONTE 12 COMO IDEAL:
“não use fontes muito pequenas para caber em duas páginas. Para quem
vive de ler currículo, é cansativo. E nada de letra cheia de ‘frufru’.
Use uma letra básica, mais comum, como a arial. Sem inventar muita
moda”.
Com
relação aos campos de maior abertura criativa, como marketing,
publicidade, propaganda e design, por exemplo, é interessante ter um
currículo base, mesmo que haja demanda por um portfólio dos trabalhos
realizados até o momento.
NÃO CARREGAR UMA CÓPIA
“Mesmo que o entrevistador tenha recebido seu currículo por e-mail, sempre tenha uma CÓPIA DENTRO DE UM ENVELOPE BRANCO – nada de cópia amassada. Peque pelo excesso, mas não pela falta. Se pedir, você o tem em mãos”, Madalena conclui.
Fonte: Daqui Dali
Comentários
Postar um comentário