Boa
comunicação e bom relacionamento. Essas palavras nunca foram tão
importantes quanto hoje, principalmente quando se trata do mundo
corporativo. A pessoa que tem boa relação com seus colegas de equipe ou
até mesmo aquela que está fora do mercado de trabalho, mas possui uma
boa ferramenta de comunicação e sabe como se relacionar com demais
pessoas, está sempre um passo a frente. Muitas pessoas possuem
dificuldades e, por isso, que esse aspecto deve ser bem trabalhado para
que 2016 comece diferente e ocorram mudanças positivas na sua vida.
Saber
como se comportar e como transmitir a sua imagem pessoal frente à
sociedade é algo extremamente importante para conquistar e manter o
sucesso e bons cargos de trabalho. Madalena Feliciano, diretora de
projetos da empresa Outliers Careers, comenta que a forma a qual as
pessoas se comunicam e se comportam frente a sua empresa, sua equipe, a
uma entrevista de trabalho, etc., podem criar empatia ou antipatia,
dependendo do caso. “É aí que entra o marketing pessoal. A questão é:
você pode ser o melhor trabalhador do mundo, mas, se não deixar isso
transparecer por meio de atitudes, fala, postura, posicionamento – seja
na ‘vida real’ ou em perfis de redes sociais/profissionais online – é
possível que sua equipe, seu chefe ou futuro chefe; não percebam que
você possui todo esse potencial escondido em você”, afirma Madalena.
A
especialista lembra que o marketing pessoal, quando bem feito, é um
grande diferencial tanto na hora da contratação quanto no dia a dia de
uma empresa. “Uma situação comum é quando duas pessoas com currículos
parecidos fazem o mesmo trabalho dentro de uma empresa. Porém, apenas
uma delas se destaca e é utilizada como exemplo. Por que isso acontece?
Porque nem tudo se resume ao trabalho. Essa pessoa que ganha mais
atenção provavelmente sabe fazer seu marketing pessoal e destacar suas
qualidades que vão além da função profissional”, exemplifica.
Sabendo
da importância que o marketing pessoal representa nas relações tanto de
trabalho quanto pessoal, Madalena oferece algumas dicas que podem ser
seguidas por aqueles que desejam se destacar e conquistar uma vaga de
trabalho, tornar-se exemplo na empresa que atuam ou até manter um bom
emprego:
1. Seja uma pessoa bem humorada e otimista, alguém que as pessoas desejam estar perto;
2. Saiba trabalhar em equipe, administrar conflitos e influenciar os outros pelas ações, não somente pelas palavras;
3. Respeito, honestidade, fidelidade, gentileza e humildade nunca fizeram mal a ninguém – invista nessas características;
4.
Prometeu: cumpra. Simples assim. Pessoas de palavra, confiáveis e
responsáveis são muito valorizadas no ambiente profissional e pessoal;
5. Reconheça seus pontos fracos e seus pontos fortes – sempre trabalhando para melhorá-los;
6.
Utilize a internet a seu favor: cultive seu networking, dando
sempre feedback para seus colegas, mantendo-se atualizado nas redes
sociais e profissionais (facebook e linkedin, por exemplo), deixando o
currículo sempre em dia, checando e-mails e mostrando que está sempre
antenado com os acontecimentos do mundo.
Fonte: Brasil Fashion News
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