Pular para o conteúdo principal

Um bom currículo, um ponto positivo

Uma palavra pode ser a diferença entre ser contratado ou não

Quem já se inscreveu para uma vaga de emprego sabe que antes de enfrentar pessoalmente um membro da empresa, tem aquele momento chato e trabalhoso em que é preciso produzir o famoso Curriculum Vitae (CV), ou simplesmente currículo. Entretanto, apesar de exigir um certo nível de paciência, ele deve ser seu maior aliado na hora de chamar a atenção dos empregadores. Portanto, é um tempo bem gasto.
Mas, alguém tem ideia do que colocar da sua experiência profissional em um pedaço de papel? É realmente difícil pensar em algo que destaque e ao mesmo tempo não seja um marketing descarado. Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Carreers, indica alguns dados que saltam aos olhos do recrutador e outros que devem passar à vários quilômetros de distância.
Usualmente, quem examina o currículo tende a pinçar informações importantes antes de ler integralmente, descartando os candidatos que aparentemente não se encaixam, e é nessa hora que algumas palavras fazem toda a diferença. O cargo em que está atualmente ou em que esteve por último é de grande importância, é por meio dele que irão avaliar sua competência. Organização e bom português também fazem parte da lista, além de sua trajetória, como mudanças e promoções são analisados de cara, para saber se não é um funcionário que troca de emprego toda hora.
A instituição onde estudou ou nome de empresas em que tenha trabalhado, se forem conhecidos, contam pontos para o recrutador. O endereço residencial é de suma importância, porque algumas companhias preferem funcionários que moram perto ou que não demoram para chegar. Por fim, para chamar atenção do examinador, Madalena explica que termos específicos ligados ao cargo que se almeja devem ser descritos na página, por exemplo, se é um emprego na área de publicidade, Photoshop e recursos desse tipo se destacam.
Agora, coisas que devem ficar fora do currículo são: empregos passados, ocorridos há mais de dez anos, devem ser brevemente mencionados, se necessário; detalhes de tarefas que realizava na antiga empresa, duas ou três linhas bastam; autoelogios, pois são extremamente mal vistos; fotos e elementos gráficos, porque são desnecessários; número do RG, portfólio, pretensão salarial, são todos assuntos que podem ser discutidos depois; conhecimentos superficiais que não interessam ao cargo e aperfeiçoamentos e cursos que não tem relevância para a área.
Portanto, fazer um currículo exige tempo e dedicação, mas com essas dicas não há como falhar. Existem modelos de formatação de currículos na internet, e é possível escolher de acordo com sua fase na carreira ou segundo sua personalidade. Escolha um e mãos à obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me