Pular para o conteúdo principal

Currículo bem feito abre as portas para o processo seletivo

Para Renato Grinberg, o documento é o cartão de visitas do candidato e por isso deve causar uma boa impressão ao recrutador.
Normalmente, o recrutador de uma empresa recebe centenas de currículos para uma só vaga. Com isso, se o documento não tiver um formato atraente e ser resumido, muitos candidatos ficam de fora na primeira peneira, sem chance de se apresentar pessoalmente nas demais fases do recrutamento.
Para Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, um currículo bem elaborado é claro, objetivo, sem erros de ortografia e gramática e que valoriza os resultados conquistados em outros trabalhos. Se o processo de seleção for muito concorrido, o recrutador tem pouco tempo para ler e avaliar cada documento. Por isso, se ele encontrar erros logo de cara, provavelmente o candidato já será descartado neste primeiro momento.
De acordo com o especialista, inconsistências de informações são percebidas nas etapas seguintes do processo seletivo. Ele não vê problema em aumentar um pouco as competências, mas sem mentir. “Muitos candidatos divulgam informações no currículo que não correspondem à realidade e isso é fatal durante a entrevista”, afirma.
Mentira tem perna curta
Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, também diz que a pessoa não pode se acanhar quando escrever seu currículo. “Ao falar de habilidades, o candidato não precisa ter medo de fazer um pouco de marketing pessoal, apresentando casos de clientes anteriores que tiveram sucesso com sua ajuda”, ensina.
Madalena orienta que um bom currículo deve conter informações básicas do profissional, além de outras que sejam relevantes para sua contratação. “Nome, telefone, e-mail profissional sem apelidos são essenciais, assim como a formação formal e cursos paralelos e um resumo das experiências e qualificações. “O trabalho com filantropia também é um diferencial”, avalia ela.
Para a diretora, quem nunca trabalhou e está atrás de uma primeira experiência não precisa entrar em pânico. “Afinal, esse é o momento de demonstrar, seja pelo currículo ou na entrevista, que está buscando garantir o futuro e deixar isto claro é importante”, diz ela, alertando também para a questão das mentiras. “Elas têm pernas curtas e acabam sendo um tiro no próprio pé”, garante.
Segundo Grinberg, um estudo feito pela consultoria de recrutamento Robert Half, em 2017, apontou que 75% dos diretores de empresas brasileiras já deixaram de contratar candidatos por terem descoberto inverdades no currículo. A pesquisa mostra, ainda, que as mentiras mais comuns em currículos de candidatos no Brasil são relacionadas à experiência de trabalho, qualificações de ensino, habilidades técnicas e idiomas.
Dicas para não errar
Idioma – É preciso muita atenção com a Língua Portuguesa. Ortografia, concordância e coesão precisam estar impecáveis.
Layout – Um bom currículo é aquele de fácil leitura. Informações embaralhadas, ordem cronológica incorreta ou confusões na aparência podem dar a impressão de que o profissional é um pouco confuso também. Por isso, é recomendável apostar em modelos mais objetivos, simples e de fácil visualização.
Alinhar cargo com objetivo – Se o objetivo do profissional não tiver aderência com o cargo oferecido, o candidato pode não ser aprovado para a fase de entrevistas.
Idiomas – Embora seja um diferencial, é melhor colocar o nível exato de fluência em outras línguas.
Competências – Não queime a chance com o recrutador mentindo sobre suas competências, pois poderá nunca mais ser chamado para outros processos seletivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mínimo de investimento que você precisa fazer para abrir uma startup

Saiba como tirar seu empreendimento digital do papel fazendo o mínimo de despesas Fernando Pavani, da BeeCâmbio: salas nos principais endereços comerciais de São Paulo por planos a partir de 90 reais |Crédito: Paulo Santos Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 674 000 novas empresas foram abertas no Brasil, segundo um levantamento da Serasa Experian. Trata-se do maior índice para o período desde 2010. O segmento de startups tem tido um peso considerável nesse fenômeno. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta que entre julho de 2015 e julho de 2016 o número de empreendimentos com esse perfil no país teve um crescimento de 23,5%. Mas, atenção: abrir uma startup não significa simplesmente ter uma boa ideia. Para atrair investidores que ajudem a transformar o projeto em realidade, é preciso ter um modelo de negócios montado e o projeto minimamente desenvolvido. 
Mas como desenvolver a parte tecnológica de um aplicativo e torná-lo conhec…

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Estas 47 empresas estão contratando estagiários e trainees

A Mars está com vagas de estágio e as inscrições terminam nesta semana PorCamila Pati Jovens em busca de emprego (Natalie Behring/Getty Images) São Paulo – Mira uma vaga detrainee ouestágio? Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo. Mars- estágio  Nas áreas de marketing, trade marketing, administração de vendas, manufatura e logística/customer service. São 6 vagas distribuídas nos escritórios da Mars em São Paulo e em Guararema, para atuação no segmento de Chocolate, Alimentos e Balas & Gomas de Mascar.  Podem participar da seleção estudantes de administração, ciências econômicas, engenharia de gestão, engenharia de produção, marketing e relações internacionais, com conclusão de curso entre julho e dezembro de 2018.  Para conhecer um pouco mais sobre o programa de estágio e as possibilidades de treinamento e crescimento dentro da empresa, assista o último hangout feito pelo time de Talentos da Mars:h…