Pular para o conteúdo principal

Driblando a crise: investir no coaching para otimizar seus resultados

Com o mercado altamente competitivo que se percebe atualmente, em que apenas possuir um diploma universitário não é o suficiente para se destacar, outras formas de diferenciação são procuradas pelos profissionais. 

A crise financeira a qual o Brasil atualmente está passando também influencia nesse cenário: pessoas que recentemente perderam seus empregos, ou que lutam para que isso não aconteça, percebem a necessidade de melhorar seus resultados e métodos de trabalho, e, para isso, precisam, muitas vezes, de ajuda profissional.

Nesse cenário, alternativas são buscadas para melhorar o desempenho de pessoas e empresas, visando driblar a realidade. Nisso, eis que surge o coaching: metodologia utilizada para potencializar a conquista de resultados profissionais e pessoais. Assim, com a ajuda do profissional correto, habilitado, treinado e certificado para trabalhar na área, o objetivo pode ser alcançado de forma mais direta e prática possível, com foco e bons resultados.

Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, “o coaching é uma abordagem guiada para o futuro, para a conquista de objetivos e metas que suscitem mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas” diz.  

O profissional (coach) deve manter o foco na meta definida pelo coachee (cliente), ajudá-lo a entender o que é necessário fazer ou acontecer para que ele tenha as melhores condições de chegar ao local em que deseja e conquistar seus objetivos. “O coaching ajuda a estimular as habilidades pessoais para a superação de obstáculos e para o alcance de objetivos, de forma que explora o máximo do potencial criativo, intelectual e emocional das pessoas e ajuda a descobrir quais são os pontos fracos e pontos fortes do coachee, a fim de torná-lo mais eficiente” explica Madalena.

O coaching de vida corresponde ao desbloqueio de timidez, cuidados com a saúde, finanças, relacionamentos, espiritualidade, emagrecimento, casamento, gravidez, concursos, comprar um imóvel, voltar à estudar, entre outros. O executivo na melhora de performance empresarial e de resultados, mudança de comportamentos e desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais, trabalho em equipe e na gestão de stress.

O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento de estratégias para o crescimento da empresa ou de profissional liberal, sucessão, gestão familiar, relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e negócios. “Essa forma de coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou do negócio para ter o resultado desejado”, explica Madalena. 

 O coaching de vendas visa o crescimento das vendas e o aumento da conversão em vendas das equipes e vendedores. Além disso, ajuda na identificação de oportunidades e ameaças, com foco em crescimento de vendas e ampliação de mercado. E o coaching de carreira, que ajuda a desenvolver estratégias para o crescimento ou mudança na carreira.

O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento de estratégias para o crescimento da empresa ou de profissional liberal, sucessão, gestão familiar, relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e negócios. “Essa forma de coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou do negócio para ter o resultado desejado”, explica Madalena. 

O coaching de vendas visa o crescimento das vendas e o aumento da conversão em vendas das equipes e vendedores. Além disso, ajuda na identificação de oportunidades e ameaças, com foco em crescimento de vendas e ampliação de mercado. E o coaching de carreira, que ajuda a desenvolver estratégias para o crescimento ou mudança na carreira.

Essa é uma metodologia que pode ser utilizada em vários aspectos da vida, mas as suas principais formas de atuação são: coaching executivo, negócios, vida, vendas e de carreira. 

De maneira geral, pode-se dizer que o coaching ajuda o profissional (ou a empresa) a lidarem melhor não só com as pressões do dia a dia, como também se destacarem no mercado. "Por meio do coaching, é possível ajudar grandes corporações a criarem um ambiente de trabalho melhor para seus funcionários, o que aumenta a produtividade e os lucros. Além disso, ao otimizar o trabalho dos colaboradores para áreas específicas, é possível alcançar resultados que nunca foram antes imaginados", conclui Madalena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…