Com o mercado altamente competitivo que se percebe
atualmente, em que apenas possuir um diploma universitário não é o suficiente
para se destacar, outras formas de diferenciação são procuradas pelos
profissionais.
A crise financeira a qual o Brasil atualmente
está passando também influencia nesse cenário: pessoas que recentemente
perderam seus empregos, ou que lutam para que isso não aconteça, percebem a
necessidade de melhorar seus resultados e métodos de trabalho, e, para isso,
precisam, muitas vezes, de ajuda profissional.
Nesse cenário, alternativas são buscadas para
melhorar o desempenho de pessoas e empresas, visando driblar a realidade.
Nisso, eis que surge o coaching: metodologia utilizada para potencializar a
conquista de resultados profissionais e pessoais. Assim, com a ajuda do
profissional correto, habilitado, treinado e certificado para trabalhar na
área, o objetivo pode ser alcançado de forma mais direta e prática possível,
com foco e bons resultados.
Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa
Outliers Careers, “o coaching é uma abordagem guiada para o futuro, para a
conquista de objetivos e metas que suscitem mudanças positivas e duradouras na
vida das pessoas” diz.
O profissional (coach) deve manter o foco na meta definida pelo
coachee (cliente), ajudá-lo a entender o que é necessário fazer ou acontecer
para que ele tenha as melhores condições de chegar ao local em que deseja e
conquistar seus objetivos. “O coaching ajuda a estimular as habilidades
pessoais para a superação de obstáculos e para o alcance de objetivos, de forma
que explora o máximo do potencial criativo,
intelectual e emocional das pessoas e ajuda a descobrir quais são os pontos
fracos e pontos fortes do coachee, a fim de torná-lo mais eficiente” explica
Madalena.
O
coaching de vida corresponde ao desbloqueio de timidez, cuidados com a saúde,
finanças, relacionamentos, espiritualidade, emagrecimento, casamento, gravidez,
concursos, comprar um imóvel, voltar à estudar, entre outros. O executivo na
melhora de performance empresarial e de resultados, mudança de comportamentos e
desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais, trabalho em equipe e na gestão de stress.
O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento
de estratégias para o crescimento da empresa ou de profissional liberal,
sucessão, gestão familiar, relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e
negócios. “Essa forma de coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou
do negócio para ter o resultado desejado”, explica Madalena.
O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento
de estratégias para o crescimento da empresa ou de profissional liberal,
sucessão, gestão familiar, relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e
negócios. “Essa forma de coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou
do negócio para ter o resultado desejado”, explica Madalena.
O coaching de vendas visa o crescimento das
vendas e o aumento da conversão em vendas das equipes e vendedores. Além disso,
ajuda na identificação de oportunidades e ameaças, com foco em crescimento de
vendas e ampliação de mercado. E o coaching de carreira, que ajuda a
desenvolver estratégias para o crescimento ou mudança na carreira.
Essa é uma metodologia que pode ser utilizada em
vários aspectos da vida, mas as suas principais formas de atuação são: coaching
executivo, negócios, vida, vendas e de carreira.
De maneira
geral, pode-se dizer que o coaching ajuda o profissional (ou a empresa) a
lidarem melhor não só com as pressões do dia a dia, como também se destacarem
no mercado. "Por meio do coaching, é possível ajudar grandes corporações a
criarem um ambiente de trabalho melhor para seus funcionários, o que aumenta a
produtividade e os lucros. Além disso, ao otimizar o trabalho dos colaboradores
para áreas específicas, é possível alcançar resultados que nunca foram antes
imaginados", conclui Madalena.
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