Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedida
A ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais.
Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano, CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
- A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.
- O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.
- A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta. “Outra questão que entra nessa jogada é o respeito aos direitos humanos, evitando atitudes que fogem dos direitos morais”.
Priorizar a postura ética em sua carreira deve ser prioridade, pois “uma carreira solidificada na ética, se torna duradoura”, comenta a profissional com mais de 20 anos de carreira.
Comentários
Postar um comentário