Pular para o conteúdo principal

O Poder dos relacionamentos

Como podemos nos adaptar e tirar o melhor das nossas relações

Na era glacial, os animais para não morrerem de frio se reuniam em seus grupos, buscando manter-se aquecidos com o calor um do outro, mas um desses grupos se destacava, os porcos espinho, pois sempre que se encostavam ou chegavam muito perto, eles se machucavam. Dessa maneira ou eles morreriam de frio ou morreriam pelos machucados causados pelos espinhos. Então para que eles não morressem, os porcos espinhos começaram a se adaptar, tentando encaixar-se uns aos outros, de modo que eles não se machucassem e conseguissem se esquentar.

Assim também é o ser humano, como os porcos espinhos, tendo em si muitas qualidades, mas acompanhadas de alguns “espinhos” (como opiniões diferentes entre outros). Quando nos relacionarmos com as pessoas, cujo os espinhos também estão expostos, ficamos sujeitos a nos machucar o tempo todo. Mas como os porcos espinhos, nós possuímos a habilidade de nos adaptar aos espinhos dos outros, conseguindo assim nos fortalecer e tirar o melhor dos relacionamentos.

Sob esse viés a Master Coach e empresária, Madalena Feliciano, apresenta dicas de como melhorar sua postura em seus relacionamentos, objetivando um convívio harmonioso em todas as áreas relacionais da vida. Relacionamentos familiares, amorosos, profissionais ou de amizade.

Para iniciarmos é importante frisar que o relacionamento é inato ao ser humano, é uma necessidade que todos possuem, de serem amados, queridos e aceitos. Consequentemente surge um fator indispensável, que é como podemos e devemos nos relacionar.

O primeiro passo para aprender a como se relacionar de forma saudável, é se conhecer bem. Antes de você buscar êxito no seu relacionamento com o outro é de suma importância possuir um bom relacionamento consigo mesmo, estando bem alinhado e mantendo sua autoestima elevada, pois são esses aspectos que serão oferecidos e compartilhados com os demais.

O segundo passo é ter empatia. Você só conseguirá desenvolver essa habilidade se dispuser a abrir mão de pensar só em si e prestar atenção na outra pessoa. A empatia surge quando você exercita o colocar-se no lugar do outro, entendendo seus posicionamentos e reações a situações que você talvez se comportasse de forma diferente. Ter empatia significa entender os espinhos dos demais, para então se encaixar e superar os momentos de frio e tempestade que a vida colocar.

Juntamente com esse fator vem o respeito com as diferenças do próximo, ouvindo o que ele tem para dizer, evitando interromper, sendo curioso e interessado. Jogando fora todos os pré-conceitos que possam ser criados, buscando sempre identificar o valor do indivíduo, não se apressando para criticar e entender que todos temos pontos de melhorias e aprimoramento.

Essas dicas se encaixam para toda e qualquer área relacional da vida, seja ela de amizade, amorosa, profissional ou familiar. É preciso entender também que ocorrerão sim divergências de opiniões, debates, discussões e em alguns casos até mesmo choques/brigas, isso faz parte de qualquer relacionamento saudável, mas é importantíssimo que você desenvolva um bom diálogo, lógico inserindo a empatia, buscando resolver da melhor maneira.

Colocando tudo isso em prática você atingirá um melhor desempenho em seus relacionamentos, se tornando uma pessoa agradável no convívio, vivendo mais leve e feliz em todas as áreas da sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me