Pular para o conteúdo principal

Como se destacar no mercado

 Dicas essenciais para você progredir na sua vida profissional

A empresária, gestora e coach Madalena Feliciano explicita esses fatores indispensáveis para seu sucesso e progressão profissional: “As empresas querem pessoas que façam coisas com amor e com paixão” . Se o seu ambiente de trabalho não está de acordo com seus objetivos profissionais é recomendável que se procure um emprego na sua área ou fazer com que aquele ambiente se torne adequado para o que você está procurando e sim isso é possível, pois muitas vezes você vai descobrindo coisas que nem imaginava mas se alinham com seu propósito. Então vamos aos fatores

Seja proativo: Ser proativo é não esperar cobrança, mas se posicionar e agir nas situações desafiadoras. É essencial que você, não seja um profissional que fique apenas esperando os comandos, mas que se posicione, se mexa, que conteste (de forma respeitosa é claro) e que traga coisas novas.

Seja flexível: Isso mostra um grande diferencial do profissional, podemos ver isso através do momento de isolamento que estamos vivendo, em que a flexibilidade se tornou indispensável  para se utilizar do home office mas continuar sendo produtivo e ativo em suas funções, buscando novas formas de ver o mercado nesse momento tão desafiador.

Desenvolvimento e uso da inteligência emocional: Ter e /ou desenvolver inteligência emocional acima da média, a capacidade de lidar com os problemas quando se está com medo, nervoso ou receoso é indispensável pois isso afeta de forma direta as pessoas envolta de você no ambiente de trabalho. Estar motivado preparado e seguro. Conhecer suas emoções controlar suas reações diante de desafios, e também, compreender os sentimentos dos outros. Um dos aspectos mais importantes dentro do meio corporativo.

Saiba se comunicar: A comunicação é necessária para que você seja bem compreendido e compreenda o outro. Assim você consegue se desenvolver dentro da empresa, tendo uma comunicação assertiva baseada no seu perfil, deste modo, será fácil transmitir suas ideias e seus talentos. Junto a esse fator, temos também o saber escutar e compreender o outro. Como em uma empresa normalmente se trabalha em grupo, você possuir a sensibilidade de compreender o perfil comunicativo de seus colegas, só potencializa as suas chances de destaque profissional. Estes fatores em conjunto são importantíssimos, visto que a maior parte de desligamentos ocorrem por uma falha comportamental, resultado de uma comunicação incompreendida, sendo necessário o desenvolvimento das soft skills.

Saiba trabalhar em equipe: A maior parte das empresas vão exigir de você, desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, dispor-se como um todo, um desenvolvimento da empresa. Para isso é essencial possuir empatia, característica muito falada (mas raramente encontrada), Integração é a palavra-chave. O quanto você está disposto a se integrar, crescer e pensar como time?

Faça seu marketing pessoal: Marketing pessoal é se promover, compartilhar de seus méritos, falar de seus resultados e conquistas, obviamente evitando tom de arrogância. Faz total diferença para ser reconhecido. “Gênio sem marketing pessoal é gênio desconhecido” diz a coach. Mesmo se você for tímido, a falta de posicionamento com relação a seu marketing pessoal pode levar a um desligamento indesejado.

Ambição profissional e propósito: Ter ambição, um profissional que está atrás dos seus objetivos, está sempre se reciclando, buscando ousar, inovar e trazer novas oportunidades para dentro da empresa. A Coach Madalena ressalta “O profissional que quer crescer, não fica apenas em sua zona de conforto, ele tem que ser um profissional que surpreende”. É importante dar mais que seu 100%, torna-se essencial que seu trabalho tenha metas maiores de 120%. Ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma. Ter motivação interna, sem depender dos outros para isso, não se martirizar. Se não tivermos um propósito a gente se perde.

Há alguns fatores adicionais a se destacar aqui, como: possuir autonomia, responsabilidade sobre suas ações para não ficar se martirizando, buscar constantemente se qualificar e ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma, e sempre trazendo coisas novas para sua empresa se mostrando necessário naquele local.

Tomando as atitudes certas, buscando autoconhecimento e a aplicação desses fatores será possível ter muito sucesso tanto na área profissional quanto na área pessoal de sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me