Mais do que apenas trazer melhores relacionamentos par conquistar oportunidades no mercado de trabalho, as soft skills são fundamentais no sucesso de uma carreira profissional. O aprimoramento das habilidades faz com que o reconhecimento venha mais rápido. Entenda.
As soft skills na comunicação interpessoal
Um relacionamento envolve dois lados de uma só moeda. Ele é construído com o auxílio de todos os envolvidos, de modo a sempre, nos casos saudáveis, levar em conta os desejos, opiniões e gostos de cada indivíduo. Apesar da interação ser o que constitui um bom relacionamento, essa também pode ser o motivo de fracasso.
No que se refere aos relacionamentos necessários nos ambientes de trabalho, eles podem, facilmente, gerar problemas. Segundo a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, que tem mais de vinte anos de experiência com o mercado corporativo, “nas empresas, principalmente tendo em vista um momento de pandemia, no qual a comunicação se tornou essencial no Home Office, os relacionamentos entre colaboradores podem ser difíceis de tal modo que ocasionam discussões e ainda outros prejuízos mais sérios”.
Buscar uma capacitação é o ideal para que consiga ter boas trocas de comunicação e um bom relacionamento entre seus colegas. “Com as populares Soft Skills, as empresas têm a possibilidade de desenvolver habilidades comportamentais em cada funcionário por meio de treinamentos e palestras”, explica a gestora. Todavia, essas habilidades interpessoais, exigem esforços tanto da parte da empresa como também do funcionário.
Treinar Soft Skills não promete somente a qualificação, e sim também como se portar com mais inteligência emocional nos ambientes. Além disso, traz ao mercado uma grande vantagem: empregados mais do que competentes e capazes, empregados leais que, antes de tudo, são boas pessoas. Uma pesquisa realizada pela Manpower Group com 26 mil empregadores em 43 países, indica que um terço de quem está empregado investe em treinamento das habilidades de Softs Skills. Vale lembrar que no Brasil o percentual é de 43% de empresas que se preocupam com as comunicações interpessoais.
Para Madalena Feliciano, “treinar as soft skills, apesar de ser muito importante, pode ser muito desafiador e trabalhoso, já que envolve mais do que apenas o investimento, mas também a dependência da vontade de outras pessoas”.
Como as soft skills facilitam nos relacionamentos profissionais?
Ter habilidades comportamentais que facilitam os relacionamentos é essencial, mas como? A gestora explica que “nesse tipo de treinamento, são trabalhados habilidades como empatia, flexibilidade, modos de trabalho – sob pressão, em equipe -, liderança… Por meio de um gerenciamento de tempo, hábitos e modos comuns de se portar, toda a equipe consegue ter êxito nessa tarefa”.
O treinamento precisa despertar interesse e estar a par de seus objetivos profissionais. É preciso ter vontade de se autoconhecer. Para promover isso, os softs skills precisam ser mais do que apenas um tempo desperdiçado na frente do computador e sim ser colocado em atividades práticas.
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