Pular para o conteúdo principal

Saída do trabalho de profissionais na melhor idade na pandemia

Cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 60 anos saíram de seus empregos


A crise sanitária provocada pelo COVID-19 que paralisou o mundo na metade de março de 2020 foi a que mais afetou os profissionais acima dos 60 anos. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a faixa etária entre 60 e 79 anos é a que representa o maior número de vítimas do coronavírus. Apesar disso, a pandemia não provocou problemas somente à saúde da melhor idade, mas também, à participação deles no trabalho.

Nesse período, segundo dados baseados no IBGE, 1,3 milhão de idosos deixaram de trabalhar, em comparação com o primeiro trimestre e os mesmos meses do ano anterior. De acordo com Madalena Feliciano, gestora de carreira e especialista em RH, “a aceleração da saída de idosos se justifica por vários motivos, dentre eles, a discriminação etária”. Em outras palavras, alguns contratantes tendem a ficar apreensivos ao contratar pessoas mais velhas, tanto por discriminação quanto pelo custo de minimizar os riscos de problemas.

A discriminação contra idosos no trabalho não é novidade. “Por acreditarem que eles são mais frágeis a doenças, nesse momento de pandemia a situação fica pior”. alerta a especialista. Outro fator de discriminação se dá pelo aumento do uso da tecnologia para trabalhar. Assim muitos acreditam que a população mais velha não possui conhecimento suficiente para adentrar à modalidade exigida atualmente.

Apesar disso, Madalena afirma que a capacidade de profissionais com idade mais avançada é tão boa quanto a de uma pessoa mais nova. “A experiência adquirida nos anos de trabalho é uma qualidade muito forte desses concorrentes”, explica. A especialista ainda alerta que, além da experiência, a idade não é antônimo de competência e resultado. Muito pelo contrário, existem muitas vantagens ao contratar pessoas mais velhas.

Experiência profissional e experiência de vida
Pessoas que se encontram na terceira idade são, na maior parte das vezes, pessoas muito sábias. Por isso, além da experiência profissional, os mais velhos também têm inteligência emocional, o que pode contribuir fortemente com os mais jovens.

Disponibilidade de horário
Por já não terem mais os mesmos compromissos que tinham aos 30 anos, pessoas com mais de 60 anos estão, em sua maioria, com mais tempo livre para se dedicar ao trabalho, o que nem sempre é uma realidade dos mais novos.

Comprometimento e responsabilidade
Um fator muito importante para acrescentar sobre os idosos é quanto à sua responsabilidade. “Ao contratar um profissional da terceira idade na sua empresa, você terá um funcionário dedicado e comprometido com os resultados da corporação”, alerta a especialista.

Independente da idade, todos têm algo a oferecer, basta encontrar a forma certa de se mostrar para o mercado. Uma das atitudes que podem ajudar o candidato da terceira idade a se sobressair no âmbito profissional é com a ajuda de uma empresa de recolocação no mercado. Elas oferecem acompanhamento e dicas muito úteis para a sua inserção nesse ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...