No nosso cotidiano, somos expostos a milhares de situações que testam a nossa perseverança e resiliência. Como se manter firme diante as adversidades que reverberam o mundo todo? Que 2020 foi um ano atípico que colocou em prova o psicológico de todos, não é segredo para ninguém. Lidar com a ansiedade, a pressão de conseguir executar as tarefas mesmo em home office e a distância (ou a hiper convivência), foram alguns dos problemas que surgiram para a maioria das pessoas.
Agora, já em 2021, uma das maiores metas para esse ano é o autoconhecimento e a paz interior. Todavia, para ter uma vida melhor, em que você controla o que você absorve de cada situação, é preciso mudar o seu padrão de comportamento.
Antes de tudo, para definir o termo “Inteligência emocional”, Madalena Feliciano, gestora de carreiras e coach, explica que “A inteligência emocional é uma escolha que devemos fazer. Uma pessoa inteligente emocionalmente tem o controle sobre sua própria vida e sobre suas ações”.
Com tudo o que vivemos diariamente, adquirimos hábitos ruins que podem nos tornar pessoas medíocres, medrosas, rancorosas e egoístas. “A menor das nossas atitudes pode definir o rumo do nosso dia e da nossa vida. Ter pleno controle sobre a direção que quer tomar, está intrinsecamente relacionado ao seu sucesso e realização pessoal”, explica Madalena. A inteligência emocional é uma virtude que devemos ter para ter uma vida guiada em que somos donos do nosso destino.
Para conseguir se manter bem acima de todas as situações e conseguir entender e controlar as suas emoções, a especialista reuniu algumas informações que podem ajudar a conquistar a sua inteligência emocional e garantir o seu autocontrole mesmo em momentos de crise.
É inegável que um ambiente feliz pode te deixar feliz e que um ambiente triste pode te deixar para baixo. Entretanto, saber gerenciar o que entra em você é essencial para se ter autocontrole. Não se deixar atingir por coisas que não importam é o começo de uma jornada em que você controla o seu futuro e presente.
Outro ponto a se ressaltar, é o que diz respeito ao foco. Para Madalena, “Ter foco e objetivo é essencial se você quiser ser uma pessoa inteligente emocionalmente”. Não adianta querer lutar por algo, se você não tem foco para decidir o seu objetivo. Tendo um foco delimitado, você poderá buscar todas as ferramentas necessárias para alcançar o resultado desejado.
A inteligência emocional também é saber o momento ideal para cada coisa. Você deve ficar atento aos sinais que outras pessoas dão e deve aprender a lê-las. Por exemplo, se uma pessoa demonstra estar chateada, você sabe que nesse momento ela não tem estrutura para lidar com uma discussão. Aprender a ouvir e a prestar atenção no seu próximo é tão importante quanto ter autoconhecimento. Conhecendo o seu próximo, você conhecerá a si mesmo.
Para finalizar, a coach ainda explica que “Uma pessoa inteligente é uma pessoa que não procrastina, se auto conhece, sabe dizer não e, além de tudo, é uma pessoa que não se martiriza pelos fracassos, mas que busca o sucesso através dos seus aprendizados”. A inteligência emocional pode te ajudar a saber seus limites, perdoar e aprender com os próprios erros. Em uma época em que o futuro ainda é incerto para o mundo todo, a única certeza que devemos ter é que a nossa saúde mental será, sobretudo, preservada.
Comentários
Postar um comentário