Pular para o conteúdo principal

Reconheça comportamentos de gestores semelhantes a pais tóxicos

 Larissa Manoela, uma figura pública e talentosa atriz, revelou publicamente sua experiência com pais tóxicos e narcisistas, que abusavam da relação com ela. 

Assim como pais tóxicos podem exercer controle excessivo, minar a autoconfiança e criar um ambiente de insegurança para seus filhos, gestores tóxicos podem adotar comportamentos semelhantes em relação aos seus funcionários.

Essas atitudes repercutem tanto na saúde mental dos indivíduos quanto em seu desempenho profissional e perspectivas de crescimento.

6 sinais de gestores tóxicos

É preocupante constatar que relacionamentos tóxicos com gestores são mais comuns do que se imagina. A gestora de carreira, terapeuta e master em PNL, Madalena Feliciano, cita 6 sinais de um relacionamento tóxico que podem estar impedindo seu crescimento profissional:

1. Necessidade de controle total: Seu gestor retém informações importantes, como resultados alcançados, para manter o controle sobre a equipe, minando sua noção de contribuição para o crescimento da empresa.

2. Piadas depreciativas: Seu gestor faz piadas que não têm graça e apenas servem para minar sua autoconfiança, criando um ambiente negativo e desmotivador.

3. Abuso de poder: Seu gestor exerce seu poder de forma abusiva, ignorando horários de almoço e demonstrando comportamentos autoritários.

4. Feedbacks negativos em excesso e falta de plano de ação: Você recebe constantemente feedbacks negativos sem um plano claro de como melhorar, o que cria um ciclo de insegurança e desmotivação.

5. Sentimento de insegurança: Seu gestor faz você acreditar que fora daquela empresa ou equipe você não conseguirá nada melhor, minando sua confiança em suas habilidades e oportunidades futuras.

6. Sobrecarga de trabalho: Gestores tóxicos podem delegar uma carga de trabalho excessiva e injusta. Caso você constantemente se encontre sobrecarregado de tarefas enquanto outros têm uma carga de trabalho mais leve.

Buscar soluções

Madalena Feliciano finaliza informando que se você perceber uma combinação desses sinais repetidamente e ao longo do tempo, é provável que esteja lidando com um relacionamento tóxico.

É fundamental reconhecê-los e buscar um ambiente de trabalho saudável, onde você possa se desenvolver e prosperar.

Considere buscar suporte, seja através do diálogo com recursos humanos, procurando um novo emprego ou buscando apoio externo, como um coach de carreira.

Lembre-se de que você merece um ambiente de trabalho respeitoso e encorajador, onde possa alcançar seu pleno potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...