Um time organizado e unido faz com que os objetivos fiquem mais próximos
Além de ser uma fornecedora de produtos e serviços, uma empresa é composta por pessoas que carregam suas próprias experiências e modos de viver. Por isso, como qualquer relacionamento, o ambiente de trabalho pode, quando não ocorrem treinamentos e orientações, ter problemas internos. Nesse ínterim, é essencial que as instituições mantenham a sua equipe sempre engajada e unida, com o fim de preservar não só o dia a dia dos colaboradores, como também a produtividade e lucratividade do negócio.
A partir disso, deve-se analisar as relações humanas dentro da companhia, para que reflita na versão final do produto, como uma grande máquina, onde cada engrenagem se ajuda.
Com isso em vista, a gestora de carreira e CEO da Outliers Careers, Madalena Feliciano, mostra como melhorar o funcionamento da empresa e a harmonia no ambiente corporativo:
- Defina bem o propósito e os objetivos maiores da empresa;
- Com tudo bem estabelecido, fica mais fácil organizar as funções de cada um e o que precisa ser feito, de forma a destacar prioridades;
- Divida sua equipe em grupos. Reúna pessoas de diferentes áreas para resolver um problema em comum, com o mesmo objetivo. Isso aumentará a agilidade e a performance de cada colaborador e promoverá o trabalho em equipe;
- Faça com que todos se sintam úteis e importantes dentro da empresa. Dessa maneira, se sentirão motivados e engajados com os objetivos. Por isso, desenvolva atividades individuais e objetivos para cada funcionário;
- Celebre as conquistas e etapas concluídas ao decorrer da trajetória, mostrando que cada um teve êxito e seu valor reconhecido.
O ser-humano necessita de convívio, reconhecimento, contato interpessoal. Quanto mais harmônica for a convivência, melhores serão os resultados e mais rápidos os objetivos serão alcançados. “Apesar da individualidade de cada um, podemos tornar a comunhão mais agradável para todos”, reforça Madalena.
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