quarta-feira, 13 de junho de 2018

Perguntas incomuns não devem atrapalhar a entrevista

Madalena Feliciano*
Para boa parte dos candidatos de processos seletivos, a entrevista de emprego é motivo de desconforto e nervosismo, mesmo se as perguntas forem as de praxe: quais seus pontos fracos e fortes, onde se enxerga daqui 10 anos, etc. Mas, e se os questionamentos feitos pelo entrevistadores forem totalmente sem nexo, ou, no mínimo, inusitados?
O site Glassdor, uma comunidade online especializada, analisou cerca de 150 mil perguntas feitas em entrevistas de emprego, compartilhadas pelos usuários da rede. Ao todo, eles determinaram as 25 questões mais esquisitas feitas em processos seletivos. A Google lidera o ranking da companhias que costumam perguntas coisas atípicas, além da Hewllet-Packard (HP) e a Amazon, que também integram a listagem.
Confira, abaixo, alguma destas perguntas:
1. “Quão sortudo você é e por quê?” – Airbnb, em entrevista para vaga de administrador de conteúdo.
2. “Se você estivesse em uma ilha e pudesse levar três objetos, quais seriam?” – Yahoo!, em entrevista para vaga de analista de qualidade em busca.
3. “Se você fosse uma caixa de cereais matinais, qual você seria e por quê?” – Bed, Bath & Beyond, em entrevista para vaga de associado em vendas.
4. “Qual aspecto da humanidade é o seu menos favorito?” – ZocDoc, em entrevista para vaga de associado de operações.
5. “Quão honesto você é?” – Allied Telesis, em entrevista para vaga de engenheiro de software.
Apesar de perguntas como estas serem mais frequentes em empresas altamente especializadas, nestes caso, é preciso manter a calma. O candidato bem preparado, se ele realmente for adequado para a empresa, sairá desta situação com um bom jogo de cintura.
É importante que o entrevistado pesquise sobre a empresa antes de realizar a entrevista. Principalmente para empresas com uma grande história, realizar uma breve investigação mostra interesse sobre o assunto, além de um bom preparo prévio. Não dá para adivinhar quais serão as perguntas feitas na hora da entrevista, mas um bom profissional deve estar preparado para qualquer situação.
*Madalena Feliciano é Diretora Geral da empresa Outliers Careers www.outlierscareers.com.br. Contatos através do e-mail madalena@outlierscareers.com.br ou telefone (11) 2737-1724.

Nenhum comentário:

Postar um comentário