Pular para o conteúdo principal

Conheça melhor o LinkedIn e use-o a seu favor

Rede social de contatos profissionais, o Linkedin pode ser um diferencial na hora de conquistar um emprego e auxiliar na manutenção do networking.
Considerada a maior rede social profissional do mundo, o Linkedin tem como principais funções auxiliar no contato profissional, negócios em geral, buscar oportunidades de empregos, aumentar e manter o networking sempre atualizado, etc. Porém, apesar de todas essas funcionalidades, muitas pessoas ainda não fazem uso – e várias nem conhecem – essa rede, e, dessa forma, não sabem das oportunidades que estão perdendo.
Apesar de não ser popular quanto o Facebook, por exemplo, dados mostram que mais de 300 milhões de profissionais no mundo têm um perfil no LinkedIn, sendo 16 milhões só no Brasil. Segundo Madalena Feliciano, Gestora de Carreira da Outliers Careers, só agora muitas pessoas estão percebendo o quão útil pode ser essa ferramenta para alavancar a carreira. “O Facebook, por exemplo, pode sim ser um auxílio na vida profissional das pessoas, mas ele nem se compara ao LinkedIn. O segundo apresenta um caráter mais formal, oferecendo mais oportunidades para a conexão com antigos colegas de trabalho, com pessoas influentes na sua carreira, com a divulgação da empresa para clientes em potencial, etc. São muitas as possibilidades” resume a especialista.
Porém, um erro comum acontece quando as pessoas fazem um perfil na rede apenas quando estão desempregadas e “desesperadas” por um novo emprego. “Procurar o Linkedin apenas nessas horas é um erro. O processo na rede é contínuo, e os seus resultados costumam a aparecer em médio/longo prazo – e especialmente para pessoas que mantêm os seus perfis atualizados, participam ativamente de grupos e entram em contato com suas conexões com uma frequencia média de três meses”, explica Madalena.
O profissional comenta que, sabendo essa importância de estar sempre online, esse é um dos serviços oferecidos pela Outliers: a atualização de currículo juntamente com a atualização do perfil do Linkedin, fazendo com que a pessoa possa ter maior “sucesso” na rede, estando mais sujeita a conquistar um bom emprego e a desenvolver conexões com mais pessoas .
Madalena lembra que para o resultado ser alcançado, é preciso ter paciência e deixar o perfil completo, com todos os cursos que foram feitos, atividades e resultados alcançados em cada experiência profissional, trabalhos voluntários, projetos realizados, etc. “Como isso pode ser complicado para algumas pessoas, auxiliamos nesse processo, analisando tudo o que tem no currículo e selecionando atividades importantes a serem colocadas no perfil. Além disso, a rede permite receber e conceder recomendações – e é muito importante tê-las, já que com isso os recrutadores conhecem melhor o seu estilo de trabalho e sua personalidade antes mesmo do processo seletivo”, ressalta ela.
Outro ponto importante é investir em um resumo que chame a atenção de um possível recrutador, fazendo com que ele sinta-se curioso a olhar o restante do perfil. “Venda o seu peixe da melhor forma que conseguir. Escolha uma boa foto profissional para ilustrar sua página pessoal – já que dados mostram que perfis que possuem fotos são vistos sete vezes mais do que aqueles que não possuem imagem, e saiba como se ‘vender’: valorize seu trabalho e seu currículo e esteja visível para o mercado – afinal, quem é visto é lembrado”, exalta Madalena, que lembra: “se você não está com seu currículo disponívele atualizado na internet, está perdendo tempo e oportunidades”.
Outliers Careers
Madalena Feliciano
Gestora de Carreira
madalena@outlierscareers.com.br(11) 2737-1724
Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.
www.outlierscareers.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mínimo de investimento que você precisa fazer para abrir uma startup

Saiba como tirar seu empreendimento digital do papel fazendo o mínimo de despesas Fernando Pavani, da BeeCâmbio: salas nos principais endereços comerciais de São Paulo por planos a partir de 90 reais |Crédito: Paulo Santos Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 674 000 novas empresas foram abertas no Brasil, segundo um levantamento da Serasa Experian. Trata-se do maior índice para o período desde 2010. O segmento de startups tem tido um peso considerável nesse fenômeno. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta que entre julho de 2015 e julho de 2016 o número de empreendimentos com esse perfil no país teve um crescimento de 23,5%. Mas, atenção: abrir uma startup não significa simplesmente ter uma boa ideia. Para atrair investidores que ajudem a transformar o projeto em realidade, é preciso ter um modelo de negócios montado e o projeto minimamente desenvolvido. 
Mas como desenvolver a parte tecnológica de um aplicativo e torná-lo conhec…

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Estas 47 empresas estão contratando estagiários e trainees

A Mars está com vagas de estágio e as inscrições terminam nesta semana PorCamila Pati Jovens em busca de emprego (Natalie Behring/Getty Images) São Paulo – Mira uma vaga detrainee ouestágio? Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo. Mars- estágio  Nas áreas de marketing, trade marketing, administração de vendas, manufatura e logística/customer service. São 6 vagas distribuídas nos escritórios da Mars em São Paulo e em Guararema, para atuação no segmento de Chocolate, Alimentos e Balas & Gomas de Mascar.  Podem participar da seleção estudantes de administração, ciências econômicas, engenharia de gestão, engenharia de produção, marketing e relações internacionais, com conclusão de curso entre julho e dezembro de 2018.  Para conhecer um pouco mais sobre o programa de estágio e as possibilidades de treinamento e crescimento dentro da empresa, assista o último hangout feito pelo time de Talentos da Mars:h…