Nunca é tarde para tentar uma nova carreira
A expectativa de vida no mundo transpassa os 70 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, esse número chega aos 75. Por isso, aqueles que estão na idade a partir dos 50 não devem mais se sentir como se estivessem no fim da vida, os 50 são os novos 30.
No trabalho, por exemplo, muitas pessoas dessa faixa etária querem dar um novo rumo às suas carreiras, mas não sabem como fazê-las. Madalena Feliciano, CEO da Outliers Careers, empresa especializada em serviços de desenvolvimento humano utilizando as mais respeitadas metodologias e ferramentas de mercado, explica que durante a vida sempre se tem aquela vontade de mudança, mas é preciso determinar bem como será feita essa mudança para evitar frustrações. “Avalie toda sua trajetória, todos os aprendizados e grandes feitos para fazer a melhor escolha”, completa a consultora executiva de carreira.
Baseado em levantamento do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o número de trabalhadores com idade entre 50 e 64 anos no mercado formal também aumentou de 10,5% para 16,5% do total de contratados. A idade é um aspecto a favor, pois com ela vem a experiência e sabedoria de uma longa trajetória de trabalho. Mesmo mudando seu rumo, aspectos relacionados ao comportamento no trabalho são melhor gerenciados pelos mais velhos. Mas mesmo nessa idade, ainda é um processo de aprendizado a seguir, por isso muitos procuram treinamentos voltados ao autoconhecimento e orientação profissional.
Mesmo com o crescimento da procura desta nova geração dos cinquentões por emprego, é preciso entender para onde é viável direcionar sua carreira. Madalena explica que processos de gestão de carreira e coaching são importantes não só para os mais experientes, mas também aos mais jovens que querem dar um rumo a sua vida profissional, mas não sabem como. “Sempre é tempo de mudar, pode ser de trabalho, de casa ou até de rotina. Mas precisamos sair da caixinha! Projetos e treinamentos como o da Outliers contribuem para isso”.
Comentários
Postar um comentário