Pular para o conteúdo principal

Os desafios pós-demissão

O que é outplacement e como isso pode auxiliar na pós-demissão

Desligar um profissional é sempre um momento delicado para ambas as partes: tanto para a empresa, quanto para o profissional. Por esta razão, a empresa deve cuidar muito bem da saída de seus colaboradores. O Outplacement é uma valiosa ferramenta para diagnosticar, planejar e assessorar quem recentemente se tornou um profissional desligado, na montagem de um novo plano de ação com foco em resultados contínuos e efetivos.
Madalena Feliciano, consultora executiva de carreira, salienta que embora o Outplacement ajude muito no impacto da demissão, nota-se que, seguido do processo de coaching, eleva muito a autoestima e a motivação de quem foi demitido. Afinal, por meio de perguntas poderosas, leva o profissional a refletir sobre várias questões pessoais e profissionais, permitindo que este faça uma viagem dentro de si mesmo e encontre respostas para conduzir com assertividade seus próximos passos. “É uma contratação feita pela empresa que está desligando o profissional e dando suporte de uma forma que o orienta para um novo plano de carreira e dá a ele subsídio emocional neste momento de desligamento, onde o profissional geralmente se sente menosprezado”, explica Madalena.
Esta prática é fundamental não apenas para o colaborador, uma vez que minimiza os efeitos negativos que uma demissão pode gerar, mas também para a empresa porque, ao auxiliá-la na redefinição da carreira do ex-funcionário, a empresa tem sua imagem fortalecida e valorizada diante de seus funcionários e clientes. Mesmo que necessária e inevitável, a demissão de um colaborador poderá impactar diretamente a política de Responsabilidade Social e Econômica da instituição. Por isso, esse processo deve ser realizado com cuidado para não afetar de forma negativa a imagem, carreira e moral do antigo colaborador.
Maria da Penha foi uma das profissionais que participou do Programa de Outplacement. Ela trabalhou em uma instituição financeira de grande porte por 30 anos e precisou deste apoio para redirecionar sua carreira no mercado de trabalho.
“O outplacement traz auxílio ao profissional antes mesmo dele se preocupar com uma nova recolocação. Ajuda a obter autoconhecimento e adotar uma nova postura frente ao mercado. Nesta fase de demissão nos sentimos deprimidos, especialmente nós, que somos executivos, e cuja vida geralmente está tão ligada à instituição que deixamos, a ponto de, em muitos casos, termos dificuldade de enxergar novamente nossa identidade pessoal”, ressalta Maria da Penha que hoje é Coach de carreira, executivo e negócios.
O processo de coaching trabalha em parceria com o profissional no seu planejamento, meta, foco e objetivo, desenvolvendo dessa maneira novas habilidades, capacidades e pontos a serem melhorados. O coach conduz o demitido a redefinir sua vida pessoal e profissional, alinhando-o aos seus valores e missão de vida, levando-o a encontrar sua essência e uma nova oportunidade de recolocação, ou mostrando a ele uma nova carreira ou empreendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me