Pular para o conteúdo principal

A inflexibilidade no home office para os pais

 Empresas precisam se atentar aos afazeres do lar


A pandemia do coronavírus mudou os modos de comportamento de todo o mundo. Uma das áreas mais afetada foi o mercado de trabalho. Com o isolamento social, o trabalho remoto tornou-se uma solução não só temporária, mas de longo prazo para as empresas. Todavia, embora seja um ótimo modelo de trabalho, muitos empregados têm dificuldade em manter a rotina de serviço aliada à domiciliar, a saber, as mulheres.

A gestora de carreira e empresária Madalena Feliciano explica que “por não ter deslocamento e, em geral, menos distrações com colegas de trabalho e outros problemas no presencial, o trabalho remoto é considerado produtivo e com bons resultados para empresa. Todavia, isso pode sobrecarregar os funcionários, principalmente as mães”.

Apesar de ter mais tempo dedicado especialmente ao trabalho, no formato remoto as empresas devem considerar outras distrações sofridas pelos funcionários que são oriundas dos próprios lares. Em uma pesquisa da Ticket, foi revelado que mais da metade das mulheres cuidam dos filhos durante o home office. A gestora explica que \"conciliar rígidas horas de trabalho com as crianças em casa é uma tarefa difícil que centenas de mulheres realizam todos os dias. Assim, os setores de RH das empresas devem se atentar à flexibilização desse modelo de trabalho”.

Portanto, ao passo que o home office proporciona, em tese, uma maior produtividade no trabalho e um menor tempo de dedicação que dispensa o deslocamento, diversas mães têm de aliar o trabalho com a rotina domiciliar que abrange os filhos e ainda tarefas domésticas. Desse modo, contar com o auxílio e a compreensão das empresas é estritamente necessário.

O home office, por muito tempo, foi considerado um trabalho bastante duvidoso. Todavia, com a pandemia, ele foi instaurado à força e viu-se, portanto, que, quando feito da maneira correta, essa modalidade é bastante eficiente. Entretanto, para que ele realmente funcione, não basta que apenas um lado da corda mostre-se firme. “A empresa deve oferecer recursos como a flexibilização do horário de trabalho e auxílios que possibilitem um maior equilíbrio entre família/afazeres e trabalho remoto”, alerta a especialista.

Nessa modalidade, a realidade de cada funcionária fica ainda mais acentuada no trabalho, já que ele é desenvolvido dentro dos próprios lares. Portanto, a consideração da empresa com relação à vivência diária de cada mãe, pai e trabalhador é de vital importância se essa quiser manter um quadro de colaboradores fiéis e dedicados. Para finalizar, Madalena afirma que “levar em conta a vida de cada funcionário é estabelecer uma cultura de sensibilidade e acolhimento dentro da empresa. Permitir um maior controle de horário e tarefas por parte dos funcionários é um dos diversos passos que a empresa deve tomar rumo a um negócio mais humano”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...