Madalena Feliciano explica porque os recrutadores não abrem mão dessa entrevista individual antes de selecionar o funcionário
Boa para ambas as partes, a entrevista individual é considerada a mais importante dentro do processo seletivo. Para o recrutador, é a chance de conhecer verdadeiramente seu candidato, fazer perguntas específicas e avaliá-lo. Para o candidato, a oportunidade de vender seu talento, tirar suas dúvidas e entender suas atribuições. Nessa conversa individual com o recrutador, o currículo é geralmente o assunto principal, porém também está em análise o perfil do candidato à vaga, sua postura, autoconfiança e personalidade, tudo é avaliado.
De acordo com a Gestora de Carreira da Outliers Careers, Madalena Feliciano, o objetivo dessa entrevista é buscar ainda mais informações a respeito desse candidato. “Durante as outras etapas do processo, as dinâmicas, testes, entre outros, os recrutadores estão constantemente avaliando todos os candidatos e naturalmente surgem dúvidas, questões a serem esclarecidas de acordo com a análise deles, nessa entrevista individual tanto o recrutador quanto o funcionário esclarecerem essas questões”, ressalta a especialista.
Informações como o histórico profissional, educacional e socioeconômico do candidato podem ser solicitadas pelo recrutador, além da experiência pessoal e profissional que ele adquiriu em cada um dos antigos empregos. A entrevista individual serve ainda para confirmar os dados encontrados no currículo e nas demais fontes de informações.
A gestora ainda acrescenta, “É importante durante essa entrevista estabelecer um ponto comum entre o candidato e a empresa, independente de ser ou não contratado nesse momento. Dessa forma o candidato fica em um banco de dados que direciona os currículos para futuras vagas e uma delas pode vir a ser compatível com o perfil, podendo ele vir a ser contratado futuramente”, conclui Madalena.
Comentários
Postar um comentário