Pular para o conteúdo principal

O prejuízo da falta de uma comunicação eficiente

A comunicação é essencial para o desenvolvimento profissional e, inclusive, pessoal. Com o isolamento social causado pela pandemia, por exemplo, muitas pessoas enfrentaram desafios e dificuldades nos relacionamentos. Por isso, entenda a importância de uma boa desenvoltura ao se expressar, principalmente, se você está em busca de uma vaga de estágio ou aprendizagem.

Passo a passo para melhorar a sua comunicação

Recentemente, em um dos episódios do reality show Big Brother Brasil (BBB 22), uma participante “perdeu a cabeça” durante uma dinâmica do programa e arcou com as consequências. “Infelizmente, essa explosão, seja ela interna ou externa, traz efeitos, podem ser leves ou graves, por isso é fundamental aprender a controlá-la”, esclarece a gestora de carreiras e desenvolvimento humano, Madalena Feliciano.

Essas dificuldades em dialogar e apresentar seus ideais e posicionamentos são enfrentadas por grande parte da população. Contudo, isso pode ser corrigido. Nesse sentido, a especialista elencou algumas dicas. Veja:

Invista em autoconhecimento - reflita sobre seus sentimentos e emoções e coloque no papel seus pontos positivos e negativos. Inicie com uma mudança de atitude e postura. No começo pode ser desafiador, mas aos poucos, tudo fluirá bem melhor.

Perceba quais são os gatilhos - fez alguma coisa a qual não agradou a si mesmo? Pare e pense: por que agi desta forma? “É uma pergunta a ser feita constantemente. Busque observar as circunstâncias as quais te tiram do eixo”, ressalta Madalena.

Desenvolva a empatia - aprenda a se colocar no lugar do outro. Se ele te ofendeu ou te tirou do sério, respire e reflita. Dessa forma, talvez você até aprenda mais sobre as pessoas e como lidar com elas.

Entenda a realidade - não estamos no controle de tudo, logo, foque nas situações favoráveis e pare de reclamar, julgar, acusar, apontar, não ajudará em nada. Tente entender as lições tiradas daquilo e como agir diferente no futuro.

Seja gentil consigo mesmo - você é humano e errar faz parte. “Só não podemos insistir nas falhas. Ademais, pratique exercícios, faça meditação e tenha um hobby, isso ajudará muito”, complementa a gestora.

Desenvolva a inteligência emocional - essa habilidade é a maior responsável pelas nossas conquistas e pelas nossas derrotas, sendo assim, trabalhá-la diariamente trará grandes benefícios para a vida pessoal, profissional e saúde mental.

Procure ajuda - “hoje em dia, existem diversas terapias breves, cursos e treinamentos para ajudar no autoconhecimento e perceber a raiva, a mágoa, a culpa. Certamente essa ação o levará para um outro nível, assumindo de vez o controle da situação”, finaliza Madalena.
O reflexo do relacionamento interno nas corporações

Esse assunto inclusive reflete na diálogo interno eficiente nas corporações para propiciar um ambiente mais saudável e colaborativo, propenso à criatividade, ao trabalho em equipe, à inovação e, consequentemente, a melhores performances e resultados. “A forma de trabalhar está mudando e as empresas precisam buscar meios de manter esse fator em dia dentro dos novos cenários trazidos pela transformação digital”, explica o CEO da Colaborativa, Ricardo Kudla.

Segundo pesquisa do The Institute of Internal Communication (IoIC), apesar dos desafios apresentados pelo vírus, os profissionais incumbidos por essa comunicabilidade se esforçaram para aumentar o engajamento do time. Inclusive, enquanto estes experts costumavam ser vistos como um simples apoio a outras áreas e os CEOs agora os entendem como parceiros, os quais têm um papel proativo na continuidade dos negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...